André é reeleito com 71% dos votos

André Santos se reelege para a direção do Sinproesemma


O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Maranhão (Sinproesemma) realizou, no dia 22 de maio, a eleição para a escolha da direção da Delegacia Regional de Imperatriz. Das três chapas que disputaram, a encabeçada pelo atual coordenador, André Santos, se reelegeu com 71% dos votos. É a primeira vez que em eleições para direção do Sinproesemma são inscritas mais de duas chapas.

As chapas que disputaram a direção do núcleo foram:
  • Chapa 1 - União e Luta (coord. Raimundo Nonato)
  • Chapa 2 - Pra Avançar Muito Mais (coord. André Santos)
  • Chapa 3 - Renovação com Ideias e Conquistas (coord. Creves Brito)

O processo eleitoral iniciou às 8h da manhã e finalizou às 18h na sede da instituição. Para votar cada professor, filiado à entidade, precisou levar um documento com foto. No total foram disponibilizadas cinco urnas, uma fixa localizada na sede do Sinproesemma, na Rua Mirador, nº 9, Bairro Nova Imperatriz, e as outras quatro itinerantes. As urnas móveis percorreram as escolas localizadas em pontos estratégicos, para facilitar a mobilidade dos educadores ao local de votação.

André Santos
André Santos (E) e o presidente do Sinproesemma e suplente de deputado estadual, Júlio Pinheiro
De acordo com o presidente da comissão eleitoral do Núcleo Sindical de Imperatriz, Lídio Roberto Guimarães Louzeiro, apesar da grande concorrência e dos ânimos aflorados de alguns candidatos, o processo eleitoral transcorreu na mais perfeita harmonia. Lídio contou ainda com a experiência adquirida de quando esteve na gestão do Sinproesemma e relata o experimento em dirigir uma eleição sindical. “Foi uma experiência diferente, pela primeira vez tivemos muita disputa no núcleo de Imperatriz, onde em eleições passadas para o Sinproesemma eram realizadas por meio de indicações”. Lídio destaca ainda o processo eleitoral como uma grande democracia. “Três chapas e todas elas com suas propostas com vontade de assumir o sindicato e melhorar a categoria. Então, eu só tenho a agradecer esse processo eleitoral que foi muito disputado, mas que é para o fortalecimento da nossa categoria. O processo eleitoral foi seguido à risca! A lisura foi bem feita e o resultado está aí, ganhou a democracia e os professores”, relata o presidente da comissão eleitoral.

No processo de apuração dos votos a tensão estava estampada na face dos candidatos, mesmo diante do processo eleitoral, a Chapa 2 – Pra Avançar Muito Mais já era a mais cotada de acordo com a categoria. Para enfatizar o relato, o resultado de cada urna expressa bem a preferência da chapa encabeçada pelo professor, André Santos, que saiu vitorioso em cada uma delas.

Após o resultado das urnas o novo coordenador do Sinproesemma discursou agradecendo o apoio de todos. “Eu não quero ser um líder sindical, quero ser uma representação que agrega! Esse resultado foi construído por muitos colegas e pelos trabalhadores da educação em cada escola. Em cada escola, em cada local nosso de trabalho convivemos com trabalhadores valorosos, com pessoas que têm opinião, que estudam, que têm consciência, e são pessoas que querem estar inseridas no processo de luta de sua categoria”, explica o professor.

A educadora Neuza Ferreira se posiciona a favor do resultado do processo democrático e diz estar “bastante confiante e satisfeita com o resultado da eleição, que foi transparente. Representou de fato os nossos desejos de voto e o nosso representante foi eleito”, explana a professora.

Na ocasião, o presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro, participou da comissão eleitoral como representante da executiva estadual e enfatizou o processo democrático sendo como o mais representativo. “Imperatriz está de parabéns pelo transcurso da eleição. Conseguiu ao longo dos tempos manter a firmeza de sempre. O nosso sindicato tem a humildade de reconhecer as nossas debilidades, porque conduzir o sindicato com 30 mil trabalhadores filiados na base, 50 mil trabalhadores ativos, representando aí mais de 60% dor servidores públicos do Maranhão é uma tarefa pra muita gente”.

Confiante, o coordenador do núcleo sindical de Imperatriz, André Santos, dialoga sobre o resultado de sua campanha, “fizemos um trabalho nas escolas de conversar com os colegas da nossa categoria, eles compreenderam a nossa mensagem e avaliaram que seria melhor a nossa permanência por mais essa gestão na frente do sindicato e nos sentimos felizes por isso. Sabemos da responsabilidade que temos e daremos o melhor de nós”.

André Santos conta ainda com a experiência de uma gestão na frente do Sinproesemma, como forma de aprendizagem, para conseguir conquistas suas propostas de campanha. “A avaliação é bem mais apropriada agora e, além disso, o próprio processo da eleição oportunizou um envolvimento maior da categoria nas discussões do sindicato. Então acredito que essa gestão vai ser mais participativa, em que muitos colegas contribuirão mais para o crescimento do sindicato e do nosso trabalho de valorização da categoria”. Questionado sobre a complexidade em concretizar as propostas de campanha o coordenador explica que, “não há proposta mais difícil, na verdade todas são desafios, o que existe são prioridades. E a nossa é a questão da saúde do trabalhador, além do que é o foco do sindicato que é a luta em defesa da categoria, busca de direitos que é o papel essencial da entidade”, esclarece o professor.

André Gomes

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger