Descoberta falha no reset do Android

Após uma série de testes, pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, descobriram uma falha na função de reset de fábrica do Android. Como o nome já diz, a ferramenta apaga os dados armazenados no dispositivo para ele voltar a ter as configurações de fábrica, porém, os estudiosos descobriram que mesmo após a restauração do sistema, dados sensíveis continuam no smartphone e podem ser recuperados.


De acordo com os pesquisadores de Cambridge, 500 dos 630 milhões de aparelhos Android no mundo são afetados pela falha. Eles chegaram a essa conclusão após testar 21 dispositivos de fabricantes diferentes rodando versões do Android 2.3 até o 4.4.

Durante os testes, os estudiosos conseguiram recuperar dados como contatos, imagens, vídeos, e-mail e logins de aplicativos de terceiros, como Facebook e Whatsapp. Em 80% dos dispositivos testados, foi possível resgatar o usuário que dá acesso completo aos serviços do Google. Arquivos criptografados no dísco rígido também puderam ser reintegrados.

Segundo os pesquisadores, algumas fabricantes não carregam drivers específicos para apagar completamente os dados no disco rígido, o que seria um possível motivo da falha. Ainda não temos informações se o Google ou alguma empresa estão trabalhando em uma solução para o problema, que já existe faz um tempo.

No ano passado, o Avast descobriu esta mesma falha no sistema de restauração de aparelhos Android. Pesquisadores do anti-virus compraram 20 smartphones no e-bay e conseguiram recuperar as identidades de quatro usuários, 250 contatos da agenda, 750 e-mails e mensagens e 40.000 imagens, das quais 1.000 continham nudez.

Mateus Mognon, Adrenaline

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger