Governo lança programa de capacitação

Karliane Collins, Editores

São Luís, MA. O governo do Estado, por meio da secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (Ufma), lançou, nesta segunda-feira (4), o Programa Nacional de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social – CapacitaSUAS, que irá capacitar cerca de 2.200 técnicos e gestores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em todo o Estado.

As primeiras turmas, composta por profissionais que trabalham com oferta de serviços e benefícios socioassistenciais em 28 municípios maranhenses, receberão treinamento sobre Introdução ao Provimento dos Serviços e Benefícios Socioassistenciais do Suas e Implementação de Ações do Plano Brasil sem Miséria.

Durante o evento, o secretário Nacional de Avaliação e gestão da Informação do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Paulo Januzzi, que no ato representou a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, parabenizou o esforço do atual governo pela iniciativa, pois, segundo ele, o CapacitaSUAS é uma ferramenta necessária para a ampliação dos direitos sociais no Maranhão.

“Ao longo dos anos, o MDS trabalhou com o propósito de estruturar, fortalecer e expandir o Sistema Único da Assistência Social e, nesse momento, nosso objetivo é de consolidá-lo, por isso, contamos com o apoio e a preocupação dos gestores estaduais em qualificar os profissionais que atuam na área assistencial, aprimorando, dessa forma, a qualidade dos atendimentos às famílias nos equipamentos públicos da rede estadual do Suas”, reforçou secretário do MDS.

Para o secretário de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista, o lançamento desse Programa é uma demonstração de que a execução de ações estruturantes, que possam impactar diretamente a vida das famílias maranhenses, principalmente no que se refere ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), é uma das prioridades do atual governo.

“A orientação do governador Flávio Dino é que as nossas ações sejam focadas na melhoria da qualidade de vida das famílias maranhenses, resgatando seus direitos básicos. Então, capacitar esses profissionais tão importantes e que atuam na intersetorialidade de áreas como saúde, educação e segurança é um avanço fundamental para fortalecermos a política da assistência social no Maranhão e garantirmos um melhor atendimento socioassistencial à nossa população”, frisou Neto Evangelista.

O secretário acrescentou que outras ações estão sendo executadas de forma a complementar aos serviços dos equipamentos sociais já existentes. “Vamos instalar 30 cozinhas comunitárias nos municípios com menor IDH, a fim de oferecer também serviços socioassistenciais, construir mais 10 restaurantes populares, além de sistemas simplificados de abastecimento de água, kits sanitários para famílias que ainda não possuem condições básicas de saneamento e, ainda, 158 Cras e 18 Creas”, enfatizou.

Para marcar o início do CapacitaSUAS, a professora doutora Lilian Penha ministrou a aula inaugural com o tema “A assistência social no Brasil e no Maranhão: de caridade a direito social”, trazendo forte reflexão sobre a necessidade de uma percepção mais precisa da sociedade sobre a importância da assistência social e ação de seus profissionais na garantia de direitos aos cidadãos, por meio da oferta de equipamentos sociais e serviços apropriados.

A cerimônia, realizada no auditório Paulo Freire, da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), contou, ainda, com a presença do reitor da Ufma, Natalino Salgado; do coordenador Geral de Formação de Agentes Públicos e Sociais, Marcílio Marquesini; da secretária municipal de Assistência Social de São Luís e presidente do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais da Assistência Social, Andréa Lauande, que representou o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior; do prefeito de Arari e vice-presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), Djalma Melo; além de prefeitos, secretários municipais e gestores da assistência social dos municípios maranhenses.

SUAS
Neto Evangelista destacou a importância da capacitação para melhoria do atendimento

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger