![]() |
Em alguns trechos o asfalto foi totalmente retirado para receber nova pavimentação |
![]() |
Tráfego já flui melhor mesmo sem a conclusão dos trabalhos |
Em diversos trechos o asfalto antigo teve que ser totalmente retirado para fosse colocada nova base e nova pavimentação. Também será feito acostamento, o que vai proporcionar mais segurança para quem transita na estrada. Em apenas 37 quilômetros, estão sendo recuperados 35 segmentos, praticamente um trecho por quilômetro, devido à falta de manutenção ao longo dos anos.
O lavrador Pedro Alves lembra os momentos difíceis que os moradores enfrentavam todos os anos. “Aqui virava uma lagoa no inverno e ninguém passava. No ano passado, nós mesmos jogamos mais de quatro carradas de aterro só em um trecho para ver se dava para passar”, afirmou. Ele também lembra do perigo que era trafegar pelo loca. “Roubo aqui era direto, tinha gente que já estava evitando passar, com medo de assalto”.
Mesmo sem ter sido concluída a recuperação, a trafegabilidade na rodovia já melhorou bastante, como disse o caminhoneiro Humberto Carvalho. “Do jeito que está, já está melhor, imagina quando terminar. O caminhão quebrava muito, era muito dinheiro gasto com manutenção. De duas a três vezes precisava trocar as molas, cortava os pneus, amassava a calha”, lembrou.
Após a conclusão da recuperação da MA-280, as equipes serão deslocadas para a MA-275, no trecho entre a cidade de Sítio Novo e o povoado de Santana, onde farão o mesmo trabalho.
Janaína Amorim