Piauí cresce e potencializa Matopiba

Agricultura

Com um crescimento quase duas vezes acima da média da região, o Piauí tem se destacado como o estado com maior potencial em expansão de área produtiva no Matopiba. A sigla define a fronteira agrícola formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. De acordo com a Expedição Safra, levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos, apenas no cultivo de soja o estado cresceu 190% em área cultivável na última década, diante de uma variação média de 97% da região. E 241% em produção contra 137% na média de crescimento do bloco.

Atualmente, com cerca de 4,8 milhões de hectares cultivados, a Expedição Safra estima que a região do Matopiba tem potencial para chegar a 10 milhões de hectares de área produtiva, em parte devido à forte expansão da produção de grãos no Piauí. “Embora o avanço percentual verificado nos últimos dez anos tenha sido sobre uma base pequena, o ritmo de crescimento mostra que o estado tem condições de liderar a expansão do Matopiba”, analisa Giovani Ferreira, coordenador da Expedição Safra. Na última década, a produção conjunta de soja na região foi de 5 milhões para mais de 10 milhões de toneladas. E a de milho 1ª e 2ª safras de 2,4 milhões para 6,3 milhões de toneladas.

O histórico revela que as condições climáticas favoráveis, com um regime de chuvas bem definido, e o crescimento do chamado ‘mercado nordestino’, que viu o seu poder aquisitivo aumentar nos últimos dez anos, são alguns dos fatores que colaboraram para o desenvolvimento regional. “A produção de soja e milho do Piauí tem abastecido um mercado de carnes também crescente no Nordeste brasileiro, que em alguns casos paga até melhor que à exportação”, pontua Ferreira. No período analisado, o volume de soja no Piauí saltou de 550 mil para 1,9 milhão de toneladas, enquanto que o de milho cresceu de 200 mil para 1,2 milhão de toneladas.

Infraestrutura
Obras de infraestrutura que ajudam a viabilizar a produção de grãos também foram determinantes para a expansão produtiva da região. É o caso do asfaltamento da rodovia Transcerrado. Principal rota no Sul do Piauí, essa via possibilita o escoamento para o Porto de Itaqui, no Maranhão, onde recentemente foi inaugurado o Terminal de Grãos, conhecido como Tegram. Para o produtor da região, Wilson Marcolin, a conjuntura mostra que a produção do Piauí está cada vez mais consolidada. “O mercado está propício devido ao nosso crescimento e ao desenvolvimento da infraestrutura local. Acredito que o próximo passo seja o de agregar valor à nossa produção”, afirma.

Festa da Soja
Um dos símbolos dessa nova fase vivenciada pelo agronegócio do Piauí é a Festa da Soja, cuja edição deste ano ocorre nos dias 7, 8 e 9 de maio. Promovida pela associação de produtores no distrito de Nova Santa Rosa, em Uruçuí, o evento surgiu em 2007 motivado pelo entusiasmo com que crescia a produção piauiense de soja.

Hoje, apesar de ainda manter o nome, a Festa da Soja evoluiu para um caráter mais técnico-comercial e nesta edição contará com mais de 30 expositores, além de uma variada programação de palestras. “A Festa da Soja já foi até visitada pelo Ministério da Agricultura, o que simboliza a sua importância. É uma oportunidade de reunir produtores, empresas e autoridades no mesmo lugar com o objetivo de continuar desenvolvendo o nosso mercado”, ressalta Marcolin.

No dia 8 de maio, está programada a palestra do coordenador da Expedição Safra, Giovani Ferreira. Com o tema “Da produção à logística, a última grande fronteira agrícola do país”, o palestrante vai abordar o potencial, os avanços e desafios da região à frente do Matopiba.

Cenário MT e Gazeta do Povo, Editores

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger