Praça Duque de Caxias é revitalizada

Carolina Nahuz

São Luís, MA. A Praça Duque de Caxias, no bairro do João Paulo, começou a receber nesta segunda-feira (5) obras de revitalização, em mais uma ação do Programa "São Luís, Cidade Jardim", da Prefeitura de São Luís. A recuperação da praça, que ocupa uma área de 9 mil metros quadrados, é resultado de parceria entre a Prefeitura, por meio do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur) e o 24º Batalhão de Infantaria Leve (BIL).

Esta é a quarta praça a receber serviços de revitalização por meio do programa São Luís Cidade Jardim. O local será totalmente urbanizado e receberá serviços de recuperação e pintura de bancos, meio fio, muretas, passeio, e ainda limpeza, capina, podas, supressão, recuperação de raízes além do plantio de cerca de 70 árvores. A primeira-dama, Camila Braga, madrinha do programa esteve no local com o presidente do Impur, Luiz Carlos Borralho, acompanhando o início dos serviços.

"Além de tradicional, esse é um grande equipamento que merece todo o cuidado e a Prefeitura, em parceria com o Exército, vai devolver a população desta região uma praça totalmente revitalizada", disse a primeira-dama.

De acordo com o presidente do Impur, Luíz Carlos Borralho, a revitalização do espaço inclui ainda a colocação de iluminação artística do monumento a Duque de Caixas e do mastro para as bandeiras oficiais, o que tornará o espaço mais bonito à noite.

Os serviços de recuperação do espaço, segundo informou o coronel Azevedo, do BIL, serão realizados por 20 homens destacados para a área, além de maquinário de auxílio. "Logo após a conclusão dos serviços, também montaremos uma ronda permanente para garantir a segurança e manutenção do espaço, que a partir de agora também vai contar com atividades que serão desenvolvidas pelo 24º Batalhão como forma de revitalização do espaço", finalizou.

Programa
O Programa "São Luís, Cidade Jardim", lançado pelo prefeito Edivaldo em outubro do ano passado e que tem a primeira-dama, Camila Braga, como madrinha; tem com conseguido captar parcerias com empresas privadas e com a comunidade em geral e mudando vários espaços públicos da cidade, tornando-os mais ajardinados e mais atraentes para a população que vive em seu entorno.

As ações do programa estão divididas em oito eixos: Portais da Minha Cidade, Jardim da Minha Escola, Jardim da Minha Casa, Jardim da Minha Rua, Jardim da Minha Praia, Minha Calçada, Minha Árvore e Jardim da Minha Empresa. A ideia é desenvolver ações nesses vários eixos, como a implantação de portais nas entradas e saídas da cidade, auxiliar a criação de jardins ecológicos nas escolas e incentivar a jardinagem doméstica.

O programa também trabalha a valorização de terras ociosas urbanas e periurbanas, com planejamento, conservação e manutenção da paisagem nas praças, avenidas, parques, canteiros, entre outros espaços públicos abertos da cidade.

Outras Praças
No último sábado, também por meio do programa, foram iniciados os serviços de revitalização da Praça Verão no Cohatrac, resultado de parceria entre a Prefeitura e o Sindicato da Construção Civil (Sinduscon). Ainda no Cohatrac, estão sendo revitalizadas as praças Jackson Lago e das Árvores que devem ser entregues a população ainda este mês.

Outras duas praças devem receber obras de revitalização ainda este mês, segundo informou o presidente do Impur. As praças beneficiadas serão a Rui Frazão, na Cohab, e uma praça na Camboa, conhecida como Praça do Jumento. Nestes locais, as obras serão realizadas em parceria com a comunidade e com a Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh).

Clique na foto e veja álbum da parceria entre Exército e Prefeitura para revitalização

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger