Prefeitura entrega alimentos do PAA

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa), entrega nesta quarta-feira (13), a segunda remessa de alimentos comprados através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Desta vez, a entrega será feita aos beneficiários inscritos no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Cidade Operária.

"Ao mesmo tempo em que fomentamos o desenvolvimento da atividade agrícola, garantimos o ciclo produtivo completo, abastecendo equipamentos de saúde, educação e de assistência social com os alimentos provenientes do programa", enfatizou o prefeito Edivaldo.

Os agricultores cadastrados nesta etapa do programa fizeram a entrega da primeira remessa de alimentos hortifruti na última quarta-feira (6) a hospitais da capital. A titular da Semsa, Fatima Ribeiro, destacou serem alimentos nutritivos e cultivados de forma saudável para alimentar a população. "Esta é uma importante ação da gestão Edivaldo Holanda Júnior, que estimula a produção na zona rural e melhora a vida dessas famílias de agricultores e dos beneficiários", disse.

Os agricultores manifestaram alegria pelo início do programa e pela chance de comercializarem sua produção. "Assim vamos ficar mais seguros e mais estimulados para produzir e também cultivar outros produtos", disse José Silva, 34 anos, da comunidade da Matinha.

Os alimentos inseridos no PAA municipal são hortifruti, frango e produtos extrativistas das regiões de Matinha, Cinturão Verde e Tajipuru, de 300 pequenos produtores. Serão beneficiadas diretamente 26 comunidades.

Também integram as ações relacionadas ao PAA as secretarias da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semapa), da Criança e Assistência Social (Semcas) e Educação (Semed).

Pnae

A Semsa também é parceira na execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na capital. A titular da pasta, Fatima Ribeiro, é secretária da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan-MA), órgão que atua no monitoramento para cumprimento dos critérios do programa, junto ao Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea), que representa a sociedade civil. O objetivo do PNAE é contribuir para a segurança alimentar e nutricional nas escolas da rede pública do Município, além de promover práticas alimentares saudáveis no ambiente escolar.

Apoio à agricultura familiar

O PAA tem como objetivo a geração de renda das famílias que se encontram na faixa da extrema pobreza e a garantia da segurança alimentar e nutricional às populações em vulnerabilidade social. O programa é executado com recursos do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), por meio de adesão mista com o Governo do Estado.

Juntos, o PAA e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) vão garantir investimento de R$ 6 milhões na produção familiar rural de São Luís. "Com estes dois programas essenciais a capital se torna referência e pioneira em Segurança Alimentar no Maranhão, sobretudo pela gestão comprometida e visionária do prefeito Edivaldo", ressalta Fatima Ribeiro. Esta é a primeira vez que a capital implanta estes dois importantes equipamentos sociais.

Carolina Nahuz

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger