Provinha Brasil chega para mais de seis mil

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza até esta sexta-feira (22) a I etapa da Provinha Brasil para 6.780 estudantes do 2.º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas municipais de São Luís. A avaliação é composta de 20 questões de Leitura e 20 questões de Matemática e tem o objetivo de auxiliar professores e gestores escolares no acompanhamento do nível de alfabetização das crianças de Ensino Fundamental.

Provinha Brasil
Prefeitura aplica Provinha Brasil para mais de seis mil estudantes da rede municipal
Para o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, a Provinha Brasil fornece instrumentos para que os educadores acompanhem o desenvolvimento dos estudantes de acordo com o que é esperado para esta etapa da escolarização. "O teste possibilita um diagnóstico mais preciso e nos permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças em termos de habilidades de leitura e matemática. A partir dessa análise, podemos desenvolver políticas públicas dentro das necessidades de formação dos professores e de aprendizado dos nossos estudantes", destacou o titular da pasta.

A Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Miguel Lins realizou a provinha na manhã desta quarta-feira (20). Na escola, 64 estudantes participaram da avaliação. "O objetivo é que as crianças cheguem ao 3º ano sabendo ler e escrever. A Provinha Brasil avalia as habilidades do aluno: vai investigar se ele conhece os números, as imagens e se sabe separar as sílabas de palavras simples", explicou Ivanilde Farias, professora da turma de 2º ano do Ensino Fundamental da escola.

O teste não possui finalidade classificatória. É aplicado duas vezes ao ano e os resultados - comparados entre si - permitem fazer um diagnóstico do que foi aferido pelos educandos ao longo do período letivo. A Prefeitura promoveu a capacitação de cerca de 60 técnicos que estão trabalhando na supervisão da avaliação e também coletam os dados que irão orientar os professores e gestores escolares no acompanhamento do nível da alfabetização das crianças.

Os professores terão acesso aos resultados de cada turma após a correção da prova, feita imediatamente após a aplicação da avaliação. De posse do diagnóstico, a escola terá subsídios para organizar o trabalho pedagógico. No final do segundo semestre, nova Provinha Brasil será aplicada aos alunos de ensino das segundas séries do Ensino Fundamental de São Luís.

A Provinha Brasil ou Avaliação de Alfabetização foi instituída pela Portaria Normativa nº10 de 24 de abril de 2007. A avaliação é elaborada pelo governo federal por meio do Inep/MEC, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação.

Carolina Nahuz

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger