Cidade Celebração das Olimpíadas

"Do calor. Da chama. Do povo. Do Brasil. Dos jogos". Esse é o tema do Tour da Tocha Olímpica 2016, no qual a cidade de São Luís concorre à posição de Cidade Celebração. A gerente regional do Revezamento da Tocha, Jeniffer Oliveira, apresentou a proposta ao prefeito Edivaldo e à equipe de governo. Ao todo, 250 cidades vão receber o tour da Tocha Olímpica e 83 cidades serão Celebração do evento. O anúncio das cidades que receberão o evento sairá em junho.

"É uma grande alegria receber essa proposta de ser Cidade Celebração da Tocha Olímpica 2016. Firmar São Luís no roteiro fará com que ela seja projetada nacionalmente e internacionalmente. Será um orgulho apresentar nossa cidade ao mundo", disse o prefeito Edivaldo. As Olimpíadas serão realizadas em setembro de 2016, na cidade do Rio de Janeiro, e pela primeira vez na América do Sul.


Cidade Celebração
São Luís participa de seleção para Cidade Celebração do Tour da Tocha Olímpica 2016
O Tour da Tocha Olímpica deve durar cerca de cem dias e visitar 250 cidades do país. As cidades devem receber a tocha em um tour de até 4 horas e as cidades celebração ficarão com a tocha em solo durante 24h - 12 das quais em exposição pelos principais pontos da cidade. Ao fim do dia de atividades, é oferecido um show para cidade.

"São Luís tem uma oportunidade de fazer uma exposição global da cidade com o revezamento da Tocha Olímpica, o principal símbolo dos Jogos Olímpicos é uma oportunidade única de divulgar a cultura, o turismo, as histórias locais, dos personagens que carregarão essa tocha. Nós queremos mostrar a cidade de São Luís em todos seus aspectos ao mundo", explicou a gerente regional do Revezamento da Tocha, Jeniffer Oliveira.

O Comitê Olímpico fornecerá um guia de planejamento para o evento e a Prefeitura de São Luís entra com a parte logística, oferecendo toda a infraestrutura para o evento, como atendimento médico de emergência, ordenamento do trânsito na cidade no dia do evento, limpeza, divulgação e mobilização para o evento. Em contrapartida, é oferecida a São Luís mídia e divulgação mundial da Cultura e Patrimônio Cultural, além de ser uma forma de incentivar a prática de esportes, fortalecer o orgulho do maranhense e conectar a cidade com os jogos olímpicos.

E para organizar toda essa estrutura, o prefeito Edivaldo determinou a criação de comitê executivo que realizará reuniões periódicas. Este comitê trabalhará alinhado com o Comitê Olímpico, com encontros realizados a cada três ou quatro meses. O Tour da Tocha deve passar pela cidade entre os meses de junho e julho de 2016.

À frente do comitê, o secretário municipal de Desportos e Lazer, Júlio França, aposta que o evento será um momento de união para cidade. "Para nossa equipe de governo, será um grande desafio e um grande presente para cidade, é uma forma de mostrarmos para o mundo a beleza e potencial de nossa, a nossa gente que é alegre e festiva. O nosso objetivo é projetar São Luís no cenário nacional e internacional. A tocha virá em um momento oportuno, que demonstrará a amizade, a união dos povos e a gente acredita que será um dos maiores eventos da cidade de São Luís", disse Júlio.

Participaram da apresentação da proposta do Tour da Tocha Olímpica 2016, as secretarias municipais de Comunicação (Secom), de Governo (Semgov), de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Segurança com Cidadania (Semusc), Educação (Semed), a Fundação Municipal de Cultura (Func), e a Controladoria Geral do Município (CGM), além de representantes da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sedel), Polícia Militar do Maranhão, Corpo de Bombeiros Militar e Exército Brasileiro.

Tour por São Luís

A equipe da Semdel, juntamente com a gerente regional do Revezamento, realizou um passeio pela cidade, a fim de mapear os pontos que irão compor o roteiro de passagem da Tocha Olímpica, caso São Luís seja escolhida como uma das cidades celebração. A comitiva passou por locais como Avenida Litorânea, Espigão, Área Itaqui-Bacanga, Centro Histórico, Tirirical, BR-135, Palácio de La Ravardière e outros bairros mais periféricos da cidade.

"O intuito é que toda a cidade possa estar envolvida. São Luís é um local bastante interessante para receber a tocha olímpica. Gostei do que vi e das ideias dos gestores desta cidade. Espero que essa parceria realmente se consolide e que São Luís possa ser um marco para esta passagem pelo Brasil", destacou Jennifer.

Carolina Nahuz

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger