Treinamento de controle dos escorpiões

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), e em parceria com o Ministério da Saúde, realiza nesta segunda-feira (11), às 8h, no auditório do Lacen, no Hospital PAM Diamante, Treinamento de Técnicos da Vigilância em Saúde para identificação e Controle de Escorpiões.

Serão capacitados 40 profissionais de Vigilância em Saúde e laboratórios de entomologia para reconhecer e diferenciar escorpiões, conforme interesse para saúde pública, importância epidemiológica e características biológicas.

No Maranhão, em 2014 foram contabilizados 662 acidentes envolvendo escorpiões. Já em 2015, até o início do mês de maio, são 145 casos notificados. As cidades onde ocorreram mais notificações em 2014 foram Coelho Neto (94), Afonso Cunha (27) e Vargem Grande (22). A capital São Luís contabilizou 12 casos. Em 2015, Coelho Neto (32), São Luís (4) e Vargem Grande (4).

Prevenção

Para evitar acidentes com escorpiões, é importante manter jardins e quintais limpos, evitar o acúmulo de entulhos, lixo doméstico, material de construção nas proximidades das casas (inclusive em terrenos baldios), evitar folhagens densas (trepadeiras, bananeiras e outras) junto às casas e manter a grama aparada. Em zonas rurais ou casas de campo, é importante sacudir roupas e sapatos antes de usar, não colocar a mão em buracos em pedras ou em troncos “podres”.

Serviço

O Quê: Treinamento para Identificação e Controle de Escorpiões
Onde: Auditório do Lacen/MA (Hospital PAM Diamante - Rua João Luís, 3684 - Diamante)
Quando: Nesta segunda-feira (11) às 8h

Aurilene Alencar

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger