Uber: A revolta do táxi

A França foi esta quinta-feira, 25, palco de protestos violentos contra o serviço de mobilidade da Uber, com taxistas a incendiar automóveis, bloquear estradas e a atacar o veículo que transportava a cantora norte-americana Courtney Love.

Entre os 2.800 taxistas que participaram nos protestos em todo o país, a polícia deteve pelo menos 11, devido a confrontos na sequência do bloqueio de acessos a aeroportos, estações de comboios e importantes eixos rodoviários.

Os taxistas revoltaram-se contra o serviço UberPOP, que permite encontrar um motorista privado a um preço menor do que o praticado pelos táxis, acusando-o de gerar “concorrência selvagem”. O UberPOP continua a funcionar em França, com os seus 400 mil utilizadores, apesar de estar proibido desde Janeiro.

Os motoristas que operem através deste serviço sujeitos a um ano de prisão e 15 mil euros de multa. Mas Rene Pierre-Jean, do sindicato francês CGT, presente numa barricada no exterior da estação ´Gare du Nord`, em Paris, queixa-se que a lei não está a ser cumprida, que o governo "está a deixar andar".

Em resposta, o ministro do interior, Bernard Cazenueve, exortou todos os envolvidos nos protestos a evitar a violência e afirmou ter dito aos procuradores para lançarem uma ordem de proibição contra o serviço UberPOP.

Taxistas legalizados protestaram contra clandestinos do Uber
Ionline

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger