Web conferência mobiliza gestores

Para conscientizar gestores, sociedade civil organizada e comunidade em geral sobre a importância do Plano Estadual de Educação Ambiental do Maranhão, no início desta semana foi realizada no auditório do Núcleo de Tecnologias para Educação da Universidade Estadual do Maranhão (Uema Net), em São Luís, a III Web Conferência de Educação Ambiental.

Secma
Supervisor de Temas Socioeducacionais da Seduc. Luís Câmara destaca políticas ambientais do Estado
A iniciativa faz parte de ações educativas das Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema). Durante o encontro, técnicos das secretarias fizeram a apresentação das estratégias de mobilização para a estruturação do Plano Estadual de Educação Ambiental. “Por meio da web conferência, estamos concentrando esforços no sentido de integrar as instituições, para participarem efetivamente da construção do Plano Estadual de Educação Ambiental, que servirá como instrumento norteador das políticas, dos programas e projetos de Educação Ambiental a serem desenvolvidos no estado”, destacou Luís Câmara, Supervisor de Temas Socioeducacionais da Seduc.

A conferência reuniu professores, técnicos e gestores dos sistemas estadual e municipais de Educação e Meio Ambiente, representantes de conselhos estaduais e municipais, Comitês de Bacias Hidrográficas e a sociedade civil.

Ana Paula Rios, superintendente de Educação Ambiental da Sema, ressaltou a importância da realização dos encontros regionais e das principais temáticas que serão abordadas. “Também farão parte de nossas ações, a realização de encontros que acontecerão em 18 regionais, abordando temáticas sobre: educação ambiental (escolas sustentáveis) e educação ambiental não formal (resíduos sólidos, combate a queimadas e deslocamento)”, observou.

Durante a web conferência também foi apresentado o relato de experiência sobre gestão ambiental do CE Maria Helena Duarte, escola da rede pública estadual de ensino, que já desenvolve práticas de gestão ambiental na escola.

Rosemary Rebolsas, gestora da escola, falou sobre os projetos desenvolvidos na escola. “Por intermédio do programa Mais Educação, com apoio da Seduc, a escola desenvolve projetos relacionados à educação ambiental, entre eles o projeto horta comunitária, com a participação de estudantes, professores e a comunidade escolar. Também realizamos durante o ano letivo palestras temáticas sobre ocupação desordenada do Rio Anil [próximo à escola], alimentação sustentável e ecossistema de manguezais”, disse.

No Maranhão, a Política Estadual de Educação Ambiental (PEEA) e o Sistema Estadual de Educação Ambiental (SISEEA) foram estabelecidos pela Lei Estadual nº 9.279/2010 e regulamentados pelo Decreto nº 28.549/2012, sendo uma política pública coordenada em parceria pela Seduc e Sema.

Rociléa Dourado

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger