Edivaldo entrega Centro de Saúde na Vila Janaína‏

O prefeito Edivaldo entregou à população, nesta sexta-feira (31), as novas instalações do Centro de Saúde na Vila Janaína, que foi totalmente reformado e reaparelhado. Os serviços de melhoria realizados na unidade fazem parte do Programa de Qualificação da Atenção Básica, que está sendo executado pela Prefeitura de São Luís com o objetivo de otimizar a assistência prestada pela rede municipal de saúde.

O prefeito destacou a reestruturação das unidades básicas como uma prioridade de sua gestão para levar às comunidades um atendimento primário de qualidade e humanizado. "Sabemos o quanto é importante a saúde preventiva. E no nosso programa de requalificação das unidades básicas buscamos fortalecer o atendimento primário, até mesmo para desafogar os hospitais de média e alta e complexidade do Município. Sem dúvidas, avançamos muito na área e vamos entregar ainda este ano muitas outras unidades reformadas e equipadas", afirmou Edivaldo.



Acompanhado da secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, e de membros de sua equipe, o prefeito descerrou a placa e, em seguida, visitou as novas instalações da unidade. A reforma contemplou a revitalização dos ambientes, construção de rampas para facilitar o acesso às pessoas com deficiência, nova pintura, recuperação das partes elétrica e hidráulica, troca dos aparelhos de ar condicionado, entre outras ações.

Além das melhorias estruturais, a Unidade de Saúde da Vila Janaína conta agora com três equipes do Programa Saúde da Família (PSF), aumentou para três o número de dentistas (antes funcionava com um profissional) e teve o sistema de dados administrativos e de pacientes totalmente informatizados.

A secretária Helena Duailibe contabiliza avanços em toda a rede de atenção básica à saúde do Município. "No ano passado, a Prefeitura reformou 14 unidades de saúde; este ano, mais 10 unidades tiveram os serviços concluídos e outras 10 unidades estão entrando em reforma, totalizando, assim, 34 unidades totalmente melhoradas e aptas para atender a população com qualidade e humanização", disse a secretária.

A Unidade de Saúde da Vila Janaína realiza cerca de 3 mil atendimentos por mês, ofertando serviços de clínica geral, odontologia, vacinas, entrega de medicamentos por meio da Farmácia Básica, entre outros serviços. Com a reforma, a expectativa é de aumentar em 50% esses atendimentos, beneficiando moradores do bairro e de toda a região circunvizinha.

A dona de casa Dalva Maria Costa Santiago, 39 anos, moradora do bairro vizinho Jardim América, disse que costuma sempre fazer suas consultas de rotina na Unidade da Vila Janaína. Ela enalteceu as melhorias estruturais verificadas no prédio e destacou o atendimento odontológico. "O melhor de tudo é que agora vamos ter mais dentistas atendendo e isso era muito necessário mesmo", disse ela.

Participaram ainda da solenidade de entrega da Unidade de Saúde da Vila Janaína, os vereadores Pavão Filho, Pedro Lucas, Marlon Garcia e Anderson Martins, além dos secretários municipais Lula Fylho (Governo), Aldo Rogério (Agricultura, Pesca e Abastecimento) e Breno Galdino (Segurança com Cidadania).

Oficina

No início da manhã, o prefeito Edivaldo participou da abertura da Oficina de construção do Plano Estratégico do Hospital Dr. Clementino Moura - o Socorrão II, realizada pelo Ministério da Saúde, conjuntamente com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus). A oficina, que será realizada até este sábado (1º), tem como objetivo fazer a avaliação do Socorrão II como unidade participante da Rede SOS Emergência, do governo federal.

Participam da oficina profissionais do Socorrão II e consultores do Ministério da Saúde. Na oportunidade, estão sendo levantados e avaliados os principais problemas verificados no atendimento de urgência e emergência na unidade, com vistas à construção de um plano de ação para enfrentá-los e solucioná-los.

"É um momento importante porque é a partir da avaliação do atendimento que podemos apontar os erros e buscar resolvê-los para que, assim, possamos prestar um atendimento cada vez melhor na rede de urgência e emergência da capital. O governo federal tem olhado com muito carinho para a nossa cidade, sendo um grande parceiro na área da saúde e outros setores fundamentais", disse o prefeito Edivaldo.

Segundo a seretária Helena Dualibe, a avaliação é um processo natural realizado pela Coordenação do Projeto SOS Emergência. "A avaliação é fundamental para que os serviços tenham continuidade. Juntos, vamos avaliar todo o funcionamento da rede de urgência de São Luís, apontar as falhas e as possíveis soluções, para buscar a melhoria do serviço prestado nas unidades", pontuou.

Carolina Nahuz

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger