Aprosoja faz 2ª missão ao Arco Norte

Porto do Itaqui
Visão panorâmica do majestoso Porto do Itaqui em São Luís
A Comissão de Logística da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) e o Movimento Pró-Logística começam nesta segunda-feira (3) a segunda parte da Missão Arco Norte, que percorrerá portos da Região Norte do Brasil. No mês de abril deste ano, a equipe esteve em portos do Pará, na região metropolitana de Belém, e no Maranhão, em São Luís do Maranhão. Agora, a visita será pelos portos dos estados de Macapá, Amazonas e Rondônia.

O trajeto começa em Macapá, onde será visitado o Porto de Santana. No local, existe um projeto já em construção e um segundo que está em fase de planejamento. “Hoje a capacidade do local é zero e acredito que até o fim de 2016 deve começar a operar o terminal, que é da Cianporte. Além deste terminal em Macapá, a companhia está fazendo uma ETC – Estação de Transbordo de Carga em Miritituba, no Pará”, explica o diretor executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz Ferreira.

Depois do Amapá, será a vez da região metropolitana de Manaus, em Itacoatiara. No local, a equipe conhecerá as instalações da Amaggi e as duas formas de embarque que eles possuem: uma por meio do armazém e outro por meio do embarque direto via barcaça. No caso da capital do Amazonas, serão conhecidos estaleiros, com foco na empresa Bertolini, segunda maior empresa de navegação do estado.

Porto do Itaqui
Missão da Aprosoja visitou Tegram no Porto de Itaqui
A missão será encerrada em Porto Velho, onde serão visitadas as instalações das operadoras da região. “Assim, nós fechamos a missão. Naquela viagem fizemos Vila do Conde, em Barcarena, no Pará, onde existem duas empresas em operação e uma em construção. Depois, fomos em Marabá para visitar a área para futura instalação da ETC de Marabá, em seguida fomos a São Luís, onde vimos dois terminais: a VLI e o Terminal de Grãos (Tegram). Então isso mostra que em todo o Arco Norte, a nível de iniciativa privada, tudo está a pleno vapor. O que temos sentido é que as obras do governo não têm acompanhado isso. E essa é uma preocupação que teremos e que queremos mostrar por meio dessa viagem”, diz Ferreira.

Equipe

Além de Edeon Vaz Ferreira, participam da missão o vice-presidente da Aprosoja na Região Norte, Antônio Galvan, o coordenador de Logística da Aprosoja, José Rezende, gerente de Relações Institucionais, Frederico Azevedo, o delegado coordenador de Sinop, Leonildo Bares, e o analista de projetos de Logística, Bryan Alves.

Expresso MT

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger