Edivaldo acompanha Dia D contra poliomelite

O prefeito Edivaldo, acompanhado da secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, esteve na manhã deste sábado (15), no Centro de Saúde da Vila Embratel para participar do Dia D da campanha de vacinação contra a poliomielite. Foram montados 80 postos de vacinação volantes, além dos 63 postos de vacinação fixos, distribuídos em toda São Luís. A campanha vai até dia 31 de agosto.
Prefeito Edivaldo e secretária Helena Duailibe. Foto: Izadora Ribeiro
"Estamos na Vila Embratel, na unidade de saúde básica dando início à campanha de vacinação da poliomielite. A meta de São Luís é vacinar 70 mil crianças. Temos cerca de mil funcionários envolvidos nessa campanha até o final do mês. Temos unidades móveis e unidades fixas, além de cerca de 140 pontos de vacinação para atender a população. Por isso, convido você que é pai, que é mãe, a trazer seu filho, que tem de 6 meses a 5 anos a um desses pontos para ser vacinado contra a poliomielite", convocou o prefeito Edivaldo.

O público-alvo da campanha são crianças entre seis meses a menores de cinco anos de idade, que devem receber a gotinha que protege contra a paralisia infantil, uma doença já erradicada no Brasil, mas que precisa da adesão da população à vacinação para evitar a reintrodução do vírus no país.

Rose Oliveira dos Santos, mãe do Pietro, de 1 ano, trouxe o filho para vacinar logo nas primeiras horas do sábado. "Touxe meu filho para vacinar pois é meu compromisso enquanto mãe, cuidar da saúde dele. Manter a vacinação em dias é um desses passos", explicou.

"É nossa obrigação zelar pela saúde dos nossos filhos. Então, quando tem campanha, sempre trago ele para vacinar pois é muito importante, para que ele cresça saudável", contou Dênis da Silva Ferreira, pai do Deandreson de 2 anos.

No total, 854 funcionários da Semus - entre técnicos de enfermagem, enfermeiros, agentes administrativos e outros profissionais - estão mobilizados durante os dias de vacinação nos 63 postos de vacinação fixos, distribuídos em toda São Luís. Somados a estas pessoas, outros 204 voluntários dão assistência para garantir o cumprimento da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Além da imunização contra a pólio, as crianças que chegaram aos postos de saúde tiveram o seu esquema vacinal atualizados. "Muitas doenças da infância podem ser evitadas com a vacinação; por isso, pedimos que as famílias fiquem atentas às vacinas obrigatórias e procurem os postos de saúde. O prefeito Edivaldo determinou empenho máximo no cumprimento da meta de vacinação e não mediremos esforços para que isto aconteça", disse Helena Duailibe.

Carolina Nahuz

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger