Jatilson projeta Guimarães e a esperança no mundo melhor

O sorriso de Jatilson, campeão de capoeira. Foto: A. M. Gomes
Estudante da rede pública de 12 anos é carroceiro em Guimarães, na baixada maranhense, a região mais pobre do estado mais pobre da federação. Criança, mas como um adulto precisa ajudar no seu sustento e da mãe, o pai é falecido.

Histórias como estas são muitas no Maranhão adentro e no Brasil afora. Porém, nosso personagem tornou-se incomum ao vencer a etapa final da competição de capoeira dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), em São Luís-MA, competição organizada pela secretaria estadual de Esporte e Lazer. Trata-se de Jatilson Mondego Ferreira, nascido no dia 21 de Setembro de 2002. O destino lhe aplicou uma rasteira, ele se reequilibrou e no compasso da vida projetou uma meia lua.
O campeão maranhense infantil conheceu a luta e o esporte ainda em 2010, na Unidade Integrada Prof Antonio Reginaldo Lopes em sua cidade. Atualmente, todas as tardes, após o trabalho matutino, Jatilson segue para a Escola onde está no 7º ano do ensino fundamental. Neste espaço, junto com o monitor Café, pratica a capoeira ministrada pelo Grupo de Capoeira Filhos do Mara Guimarães.

O Grupo é sediado em São Luís, na Vila Luisão e compartilha espaços na Baixada. Basta consultar o Facebook e encontrar capoeiristas em Guimarães, Santa Quitéria ou Pinheiro.

No dia 13 de agosto, representado sua Escola e seu Grupo de Capoeira, Jatilson disputou e venceu a final do Infantil Pesado dos JEMs 2015 no Ginásio Castelinho. O atleta conseguiu, definitivamente, mudar a sua história e a de Guimarães e mostrar mais uma vez as mudanças, para melhor, que o esporte consegue fazer. Uma ponteira na descrença que um outro mundo é possível e está ao alcance dos nossos braços ou mesmo das nossas pernas.

Frederico Luiz e A.M. Gomes

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger