48h: MA tem mais focos de incêndio, aponta Inpe

Queimadas totalizam 28.055 focos no acumulado anual sobre o Brasil

Monitoramento de focos de incêndio em 31 de julho de 2015
O atual período de estiagem em grande parte do país permite a propagação dos focos de queimadas na maioria dos estados e principalmente entre as Regiões Centro-Oeste, Norte e Sudeste, que seguem com tempo seco e altas temperaturas até outubro.

Nas últimas 48 horas, o monitoramento feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) indicou que 794 focos de calor foram detectados em todo o Brasil sendo o Maranhão o estado com o maior número de focos, 174 no total.

No ano, ou seja, desde 01 de janeiro até quinta-feira (30/07), o acumulado chegou a 28.055 focos, número bastante parecido com o mesmo período de 2014 onde foram contabilizados 28.887 focos, com diferença mínima, portanto, de apenas 2%.

Até o momento, o estado que mais queimou foi Mato Grosso, com 6.505 focos seguido do Maranhão, com 3.467 focos e Tocantins, com 3.275 focos. Todos no chamado "arco do desmatamento", em que a fronteira agrícola da Amazônia avança floresta adentro com a destruição de áreas verdes para o avanço das áreas de plantio de soja e pastagem para o gado.

Por enquanto, apenas os aeroportos de Novo Progresso, no sul do Pará e Porto Velho, em Rondônia, relataram nos últimos dias fumaça em virtude das queimadas e que todos os anos limitam bastante a trafegabilidade aérea e rodoviária.

De Olho no Tempo Meteorologia

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger