Marco Aurélio quer mais alunos do Maranhão na Ufma

Rumo ao sistema de bonificação das notas do Enem na Ufma


Nesta terça feira estive em reunião na reitoria da Universidade Federal do Maranhão com o Reitor Natalino Salgado e coordenadores de cursos.

Tenho defendido o sistema de bonificação nas notas do Enem para alunos da própria região, como já existe na Universidade Federal do Pará e outros estados.
Marco Aurélio e Natalino Salgado
Clique na imagem e veja álbum desta reunião. Foto: Facebook, Marco Aurélio
O sistema de bonificação mostra sua importância, sobretudo nos cursos de medicina, pois tem-se observado que desde que o Enem passou a ser a porta de entrada nas Universidades Federais e o SiSu como sistema unificado, a presença de alunos da própria região em que o curso está instalado tem sido pequena, o que acarreta um grande prejuízo, tanto pela evasão dos estudantes de outras regiões do país que são aprovados e quando têm outras oportunidades abandonam o curso, quanto da não fixação do profissional que ao se formar volta para sua região de origem. Acaba-se tendo um curso de medicina que pouco muda a realidade de saúde da região em que está instalado.

O sistema de bonificação garante um aumento percentual na nota para alunos da região, aumentando as possibilidades dos alunos que cursam o ensino médio na região sejam aprovados.

Há meses venho buscando sensibilizar a Ufma a implantar o modelo e assim reforçar sua política afirmativa na admissão dos estudantes, o que reforçaria a entrada dos jovens maranhenses.

Em reunião com o reitor e coordenadores, sobretudo de medicina, discutimos a necessidade da Universidade aderir ao sistema.

Saí muito feliz com a boa discussão e com a confirmação de que a Ufma irá priorizar o estudo e o caminho legal para a implantação do sistema de bonificação para o Enem.

Agradeço à Ufma pela sensibilidade e estaremos acompanhando para que em breve essa política seja realidade.

‪#‎NaLuta‬

Marco Aurélio do Teorema

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger