Votação do OP 2016 elege Educação

Mais de 23 mil pessoas participaram da escolha das prioridades de investimentos no Maranhão. O governador Flávio Dino conheceu nesta terça-feira (18) o resultado final da votação das propostas para o Orçamento Participativo 2016, coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop). O envolvimento da população nas decisões do poder público é uma das diretrizes da gestão do governador Flávio Dino.

Aldeia Global recomenda leitura:
Veja como ficou a votação do OP em todo o estado

As propostas foram ouvidas nas escutas territoriais que aconteceram em 16 regiões do estado, com a participação de 3.082 pessoas que compareceram às reuniões regionais e 23.006 usuários que interagiram na plataforma digital ‘Participa MA’. O governador Flávio Dino definiu como exitosa a participação da população nas políticas públicas do estado. “Os resultados são expressivos e nos mostram que quanto maior a participação popular, melhor será o desempenho do Governo”, disse Flávio.

Segundo o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, a mobilização da sociedade civil e dos órgãos de governo nas escutas territoriais criam um novo momento na história do Maranhão. “Há um caráter pedagógico onde o cidadão se apropria do instrumento fundamental que é o orçamento do estado e outro social, onde a participação popular estabelece uma relação entre o governo e o cidadão, em que o cidadão participa da vida pública e da gestão do estado”, disse o secretário.

Das propostas escolhidas, nove contemplam a área da saúde. Outra priorização está voltada aos sistemas de abastecimentos de água e esgotos. A área da educação foi priorizada com cinco ações que contemplam, principalmente, reformas e estruturação das escolas estaduais.
CE Nova Vitória
Estudantes do CE Nova Vitória votam para o OP. Foto: Cida Marconcine
No Território Cerrado Amazônico, participaram da votação 1.306 pessoas. Destas, 1.184 ou 90,66% escolheram a proposta: Estruturação das escolas com revisão das Instalações Elétricas, climatização, instalação de laboratórios de informática e ciências, internet banda larga, renovação do acervo das bibliotecas, equipamentos, mobiliários e quadras esportivas.

Veja a relação dos municípios que integram o Território Cerrado Amazônico: Açailândia, Amarante do Maranhão, Arame, Buritirana, Campestre do Maranhão, Cidelândia, Davinópolis, Estreito, Governador Edison Lobão, Imperatriz, Itinga do Maranhão, João Lisboa, Lajeado Novo, Montes Altos, Porto Franco, Ribamar Fiquene, São Francisco do Brejão, São João do Paraíso, São Pedro da Água Branca, Senador La Rocque, Sítio Novo e Vila Nova dos Martírios.

Na Unidade Regional de Educação (URE) de Imperatriz houve uma grande mobilização para que esta proposta fosse aprovada. Gestores motivaram professores, que incentivaram e orientaram os alunos a votar. Todos participaram deste exercício de cidadania plena: professores, alunos, funcionários, ASGs, vigilantes e pais.

A gestora Regional de Educação de Imperatriz, profª. Rosyjane Paula, comemora esta vitória: "Estamos muito felizes com esta votação expressiva para a proposta que contempla a Educação. É o resultado da união de todos nesta grandiosa atividade cidadã, pois buscamos nestes últimos dias envolver a todos neste processo de votação para o Orçamento Participativo, focando a proposta que traz investimentos para as estruturas físicas de nossas escolas, pois que esta é uma prioridade sem nenhuma dúvida. Agradeço a todos e todas que deram sua contribuição para este resultado, esta vitória em prol da melhoria da educação pública em nosso território".
Clique na imagem e veja resultados de outros Territórios. Tabela: Participa MA
Cida Marconcine, URE de Imperatriz e Participa MA

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger