200 mil participaram do aniversário de São Luís

Mais de 200 mil pessoas passaram pela Praça Maria Aragão durante os quatro dias da programação de aniversário de São Luís. Para garantir mais segurança e conforto para quem foi conferir os shows em comemoração ao aniversário da cidade, a Prefeitura de São Luís disponibilizou efetivo policial com 60 agentes da Guarda Municipal, por noite, contabilizando o total de 240 policiais durante todo o evento. Nenhuma ocorrência grave foi registrada.
Prefeito Edivaldo
Clique na imagem e veja álbum. Foto: Maurício Alexandre
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) disponibilizou ambulância do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) para ficar de plantão todas as noites, com a presença de três técnicos de saúde (médico, enfermeiro e técnico de saúde).

A Praça Maria Aragão também contou com o efetivo de 16 brigadistas do Corpo de Bombeiros, por noite, para atendimento de primeiros socorros, como desmaios, pequenos ferimentos e lesões leves.

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) auxiliou no disciplinamento de trânsito, disponibilizando 15 agentes por noite de evento. De acordo com dados da Guarda Municipal, mais de 200 mil pessoas participaram dos shows nos quatro dias de evento na Praça Maria Aragão. Na primeira noite, 30 mil pessoas lotaram a praça no show do Padre Fábio de Melo. Na segunda noite, 15 mil pessoas estiveram presentes. No show Terra de Adoração, foram 150 mil pessoas em toda Praça Maria Aragão e Praça Gonçalves Dias. No show Louvação a São Luís estiveram presentes 8 mil pessoas.

Espaço do artesanato

Além de conferir os shows, quem visitar a Praça Maria Aragão até a próxima sexta-feira (12) poderá adquirir peças do artesanato local. No Espaço do Artesanato, instalado na praça, 50 artesãs estarão expondo vários produtos, souvenirs e utilitários. É o caso da artesã Rosângela Santiago, que há 28 anos vende produtos da moda reggae, como camisetas, porta-moedas, camisas, mandalas, com as cores da Jamaica. "Além de comercializarmos nossos produtos, também repassamos informações turísticas sobre a cidade e a cultural local", falou Rosângela.

Tranquilidade e segurança

Satisfeito com a multidão que marcou presença durante os quatro dias de programação de aniversário de São Luís, o prefeito Edivaldo comemorou o sucesso da festa ao prestigiar, na terça-feira (8), a quarta noite da programação dos 403 anos da cidade. Sucesso de público em todos os dias, o prefeito afirmou que todos os esforços foram empreendidos para que a cidade tivesse uma festa digna da sua história e de sua gente.

"A programação foi um êxito de organização, tudo ocorreu na maior tranquilidade e segurança. Só em um dia tivemos mais de 150 mil pessoas na Praça Maria Aragão, segundo estimativa da Polícia Militar. Foi um momento emocionante, que ficará para a história da celebração dos aniversários da cidade", comemorou Edivaldo, que estava acompanhado da primeira dama, Camila Holanda, e do secretariado municipal.

O formato da programação agradou ao público das mais diversas idades. O ápice aconteceu na noite de segunda-feira (7). Um público estimado pela Polícia Militar em 150 mil pessoas lotou a Praça Maria Aragão para assistir ao show "Terra de Adoração". O espetáculo artístico musical trouxe para a ilha os cantores Bruna Karla, Fernanda Brum, Anderson Freire, Ester Batistas, Shirley Kaiser, Maurício Paes, que dividiram ainda o palco com artistas locais.

De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Marlon Botão, foi uma comemoração alegre, cívica, democrática, onde as atrações culturais contemplaram todos os públicos. "A programação foi bem sucedida, agregou a pluralidade que temos em nossa cidade. Com muito trabalho e empenho do prefeito Edivaldo e de sua equipe, conquistamos a adesão do público, que saiu satisfeito com as atrações. O balanço que fazemos é de que foi uma linda festa com grande aceitação do público", avaliou.

Na última noite de show na Maria Aragão de "Louvação a São Luís", houve a apresentação de artistas locais. O primeiro a entrar no palco foi o cantor Fernando de Carvalho, que com a bela voz emocionou o público. Os cantores Mano Borges e Flávia Bittencourt também animaram a plateia com sucessos conhecidos da música popular maranhense. A cantora e compositora Patativa levou os presentes ao delírio com suas canções exóticas e divertidas. Ainda se apresentaram na Maria Aragão os cantores Mila Camões, Rosa Reis, o rapper Preto Nando, a garota Maria Vitória, Tiago Maci, Cadu Ribeiro, Mário Fernando e Grupo Lamparina.

No Parque Timbira, mais de 200 pessoas participaram do Festival Nacional de Graffiti, entre os dias 4 e 6 de setembro, reunindo 100 grafiteiros de diversos estados, como Belém, São Paulo, Ceará, Espírito Santo e Maranhão. Na tarde de sábado (5) foi a vez do hip hop entrar em cena na programação dos 403 anos de São Luís. Em sua quinta edição, o projeto "Hip Hop: rua pela paz", realizado pelo Movimento Hip Hop Organizado do Maranhão com apoio da Prefeitura de São Luís, levou os quatro principais elementos da cultura do hip hop – MCs, DJs, grafiteiros e B'Boys – para a Casa do Maranhão (Centro Histórico).

A festa, que celebrou Dia Municipal do Regueiro, teve início às 18h, com a discotecagem da Radiola Musical Primavera, além da apresentação de bandas e cantores. Mais de 2 mil pessoas participaram da festa.

Expoema

A dupla sertaneja Jonathan e Jardel foi a principal atração da noite de terça-feira, (8), na 59ª Exposição Agropecuária do Maranhão que este ano teve apoio da prefeitura de São Luís. A dupla subiu ao palco depois das 21 horas, quando o público ainda chegava ao parque para o último dia do evento. Duas outras atrações se apresentaram ainda na noite; Sambaceuma e Trio Brassalis. Todos os shows com atrações locais, entre segunda e sexta-feira da principal feira agropecuária do estado, foram com acesso gratuito para o público.

Olgarete Oliveira, moradora do conjunto Lima Verde, veio com o marido e os dois filhos visitar o parque. Segundo Olgarete a decisão de visitar a Expoema veio depois que tomou conhecimento dos portos abertos. "Costumo sempre vir, pois adoro admirar os animais e até mostrar para as crianças que não têm contato com bichos no dia a dia", disse a dona de casa.

Duas viaturas da SMTT permaneceram em frente ao principal portão de acesso ao parque administrado pela Associação dos Criadores do Estado do Maranhão (Acem) para orientar o trânsito.

Carolina Nahuz

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger