Campanha pelo impeachment custará caro ao PSDB em 2016

Nos países mais centrais, que usam da autodenominada democracia representativa, é comum o embate entre oposição e o novo governo desde a sua instalação. Aqui e acolá, dependendo dos interesses, tem-se uma pequena trégua. Como acontece na guerra que é a política por outros meios.

No Brasil, até a década de 80 do século passado, antes da redemocratização, o senso predominante após uma eleição, era uma trégua de até um ano. Dizia-se que era preciso o novo governo começar a errar para somente então receber a oposição.

Foto: Gety Images

Nesta época, cunhou-se até dois termos: uns se arvoraram em afirmar que eram opositores, mas com responsabilidade. Outros se diziam governistas, mas independentes.

Na atual cena política brasileira, parcela da oposição à presidenta Dilma Rousseff, animados com o novo País, nossa forma de pensar e se comportar como os países centrais e ainda com as redes sociais, capitaneados pela liderança de Aécio Neves, essa parcela confunde a possibilidade de ser duro com o governo desde o primeiro dia com a tentativa de cassação da presidenta naquilo que o governador do Maranhão, Flávio Dino, classificou de impeachment por impopularidade, algo inédito no planeta. E então, trata-se de arranjar alguma responsabilidade legal para tamanha irresponsabilidade para com o País.

Este erro crasso, deve custar caro aos tucanos já nas eleições municipais do próximo ano. A cada dia, a maioria dos brasileiros, mesmo aqueles que desaprovam a presidenta, ficam mais avessos a votar no candidato de um partido que em vez de adversário e opositor de Dilma Rousseff mais se parece com um golpista que tenta usurpar o poder sem o voto do eleitorado.

Pelo menos, é o que dizem as primeiras pesquisas eleitorais para as prefeituras das principais cidades do País. Terceiras, quartas e até quintas vias ou colunas estão bem melhores situados que os oposicionistas tucanos.

Frederico Luiz

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger