Começou o projeto Ópera Para Todos

Cerca de 200 crianças da rede municipal iniciaram as atividades do projeto Ópera Para Todos, de iniciativa do Colégio Dom Bosco com parceria da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Desta vez, os estudantes apresentarão uma versão adaptada da ópera Turandot, do italiano Giácomo Puccini. Dirigido e adaptado por Ceres Murad, diretora do Colégio Dom Bosco, o espetáculo está previsto para o dia 28 de novembro, na praça Maria Aragão, e será encenado por estudantes das escolas da rede municipal e do Colégio Dom Bosco.
200 crianças iniciaram o Projeto. Foto: Fabrício Cunha
Participam do projeto a Unidade de Educação Básica (UEB) Dra. Maria Alice Coutinho e os anexos Prof. Luís Pinho Rodrigues, Leonardo Da Vinci e José Sarney Costa – todos da área do Turu. Os ensaios acontecem de segunda a quarta-feira nas quatro escolas, ocasião em que as crianças trabalham habilidades de música, dança e teatro, em paralelo às atividades estendidas em sala de aula. O projeto segue a diretriz do prefeito Edivaldo para a área da Educação, que encoraja parcerias que contribuam para a formação acadêmica e cultural dos estudantes.

"A parceria com o Colégio Dom Bosco já está consolidada. Tem sido desenvolvida com amplo sucesso ao longo dos anos, e traz também grandes benefícios para nossas crianças. Ao utilizar a ópera como fator auxiliar para a alfabetização, essas crianças são encorajadas a aprender novas palavras e entender tipos diferentes de texto. Ao longo do processo, elas também conhecem novos gêneros musicais, desenvolvem a coordenação motora e a expressão corporal", disse o secretário de Educação, Geraldo Castro Sobrinho.

Em 2014, a versão adaptada da ópera Aída, de Giuseppe Verdi, foi encenada por 280 crianças, sendo 100 do Colégio Dom Bosco e 180 de escolas da rede municipal de ensino. Um público de cinco mil pessoas prestigiou os dois dias de apresentação. O projeto também incluiu formação para os professores do município, em temáticas como arte, teatro, dança, música e expressão corporal.

Ensaios

O projeto Ópera para Todos tem foco no 2º e 3º ano do Ensino Fundamental, fase final do processo de alfabetização. Disciplina, responsabilidade, organização, autoestima, concentração e foco fazem parte do processo. "As crianças incluídas neste projeto são alfabetizadas de forma lúdica, através da cultura", explicou Manuelly Kriger, coordenadora do projeto na rede municipal. Com o entusiasmo inerente a uma criança, Maria Eduarda Silva, 8 anos, e os coleguinhas de turma da UEB Drª Maria Alice Coutinho chegaram ansiosos para o início da preparação. "Estou adorando participar, é um evento legal e vou levar para sempre comigo", disse.

Na última semana, as crianças conheceram os instrumentos de percussão que serão utilizados na versão adaptada da ópera Turandot. Pandeiro de meia-lua, claves, triângulo, ganzá, coquinho, bumbos e pratos foram alguns dos instrumentos apresentados. A professora de música, Yngrid Fraga, destacou que os estudantes também estão estudando a ópera dentro da sala de aula. "Além dos ensaios, as crianças assistem a vídeos. As professoras também trabalham de forma interdisciplinar e incluem nas atividades aspectos relativos à ópera que vai ser apresentada, ensinando as palavras que estão no texto. Isso acrescenta ao processo de alfabetização dessas crianças", disse a professora.

Carolina Nahuz

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger