JEMs 2015: Graça Aranha é campeão de basquete

Educalis ficou com o título feminino

Uma das modalidades mais tradicionais da etapa estadual infanto (15 a 17 anos) dos Jogos Escolares Maranhenses 2015 (JEMs) foi encerrada na manhã deste domingo (20), com a realização de três partidas de basquete no Ginásio Castelinho. Na decisão masculina, o Graça Aranha, de Imperatriz, conquistou a medalha de ouro após decisão contra o Reino Infantil, enquanto o Liceu Maranhense ficou com a terceira colocação. A final do feminino foi vencida pelo Educallis, que levou o título após bater o Reino Infantil na decisão.
Campeões do Graça Aranha, de Imperatriz. Foto: Bruno Mendes
O primeiro jogo do dia foi a decisão do terceiro lugar na categoria masculino, entre Liceu Maranhense e Educallis. Nos primeiros períodos, o Liceu mostrou tranquilidade e construiu uma vantagem de quatro pontos antes do intervalo. O Educallis tentou reagir no segundo tempo, mas o Liceu Maranhense já estava embalado pelas vitórias nos períodos anteriores, ampliou a liderança no placar e venceu por 54 a 44, garantindo a medalha de bronze.

A decisão do basquete feminino, disputada logo em seguida, contou com a presença do Educallis e do Reino Infantil. Invicto nos JEMs, o Educallis precisou de apenas 10 minutos para mostrar que estava preparado para ser campeão, vencendo o primeiro período por 23 a 9. No segundo período, as meninas do Educallis não reduziram o ritmo e continuaram pontuando, misturando eficiência com velocidade, abrindo uma diferença de 34 pontos antes do intervalo. Nos períodos seguintes, o Educallis apenas administrou e fechou o jogo com uma contagem centenária: 102 a 24.
Educalis venceu a disputa do feminino. Foto: Bruno Mendes
Destaque da equipe do Educallis, a ala-armadora Thalia Pinheiro comemorou o resultado obtido nos JEMs e frisou que a escola está pronta para fazer um bom papel nos Jogos Escolares da Juventude. “Esse título é fruto de muito trabalho e esforço, da equipe e do nosso técnico (Betinho Lima), que sempre acredita na gente e quer o melhor. Estamos treinando para ganhar as competições lá fora e esperamos ganhar os Jogos Escolares, tenho fé que a gente vai conseguir”, afirmou Thalia.

A última final do dia foi entre Reino Infantil e Graça Aranha, de Imperatriz. Com uma forte defesa nos primeiros minutos, o Graça Aranha abriu nove pontos de vantagem no primeiro período e chegou a liderar o jogo por 15 pontos no segundo quarto, mas o Reino Infantil esboçou uma reação, cortando o prejuízo antes do intervalo. Empolgado com a reação, o Reino esteve a cinco pontos do empate, mas o Graça Aranha aproveitou os erros adversários no ataque e venceu o jogo por 66 a 52.

O professor Erivaldo Ribeiro destacou o trabalho a longo prazo do Graça Aranha e já está focado nos Jogos Escolares da Juventude. Para o treinador, a escola de Imperatriz pode surpreender na disputa nacional. “Estamos desde 2012 com esse projeto, com o intuito de finalizar 2015 com esse resultado. Agora é treinar mais, pois o nível dos Jogos Nacionais é diferente. Queremos buscar esse título para o Maranhão”, afirma o professor.

Gustavo Arruda

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger