Mais 5 voos movimentam aviação comercial

Como resultado das negociações do Governo do Estado para ampliar a malha aérea do estado, as companhias Sete Linhas Aéreas, Gol e Azul anunciaram novos voos. “Após estudos técnicos e rodadas de diálogo, o Governo do Estado do Maranhão passou a atuar com carga tributária de 17% para empresas que operarem em um aeroporto maranhense, de 12% para operações em dois aeroportos e 7% para três ou mais aeroportos ou promoção de voos internacionais a partir do Maranhão. A alíquota praticada anteriormente era de 25% para todas as empresas”, relembrou a secretária de Turismo do Maranhão (Setur), Delma Andrade.
Aeroporto Cunha Machado
Redução de tarifas e mais voos para o MA. Foto: +GovernoMA 
Em junho, após 39 anos sem operações, o aeroporto da cidade de Carolina (MA), portão de entrada da Chapada das Mesas, voltou a receber voos regulares. Em julho, o governo Flávio Dino e a Gol Linhas Aéreas anunciaram, alterações na malha aérea da companhia no Estado. A partir de outubro, serão dois novos voos para o Maranhão: o primeiro ligará Teresina (PI) a São Luís, com seis frequências semanais; e o segundo fará a ligação de Salvador (BA) e Recife (PE) a São Luís, em quatro dias da semana.

A companhia também aumentou a oferta de assentos nos trechos entre Brasília (DF) e Imperatriz a partir de agosto. “Passaram a operar este trecho com um Boing 737-800, o que garante mais 280 lugares semanalmente”, calculou Delma.

A Azul Linhas Aéreas, após a negociação do governo Flávio Dino, também lançou um novo planejamento para o Maranhão. Desde 14 de setembro a companhia começou a operação do voo entre Imperatriz e Belém, com cinco frequências semanais, com tarifas a partir de R$ 99. Os voos saem de Belém às 9h, com chegada em Imperatriz às 10h20 e a saída de Imperatriz é às 10h45, chegando a Belém às 12h05. “Esse voo, realizado no período da manhã, facilita a conexão do Sul do Maranhão com o Norte do Brasil e a Guiana Francesa, já que a companhia passa a operar para o país, saindo de Belém, a partir de agosto. Ou seja, estamos mais próximos do mercado internacional”, comentou a secretária de Turismo.

A Azul Linhas Aéreas também confirmou o trecho entre São Luís e Imperatriz, que começa a operar no dia 19 de outubro e contará com seis frequências semanas. De acordo com a companhia aérea, os voos partirão de São Luís às 9h40 com chegada em Imperatriz, às 11h. Já o trecho entre Imperatriz e São Luís sai às 19h20 e chega às 20h45, também a partir de R$ 99.

De acordo com a secretária Delma Andrade, os voos da Azul vêm preencher uma demanda reprimida, a partir de cancelamentos de frequências programados em 2014. “Há um esforço constante do governo Flávio Dino para retomar voos que os destinos maranhenses perderam. Estamos em contato constante com as companhias aéreas para reverter esta situação, principalmente após o incentivo do ICMS”, afirmou a secretária.

Nesta semana, a Azul confirmou que planeja iniciar mais um voo para o Estado, desta vez entre São Luís e Recife. “A companhia está aguardando autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para iniciar seis frequências semanais entre Recife e São Luís, a partir de 5 de novembro”, detalhou Delma.

Segundo a secretária, este novo trecho é estratégico, pois fará ligação direta do Maranhão com um importante portão de entrada de turistas estrangeiros no Nordeste. “Além disso, nos aproximará de outros estados da região, pois atualmente não temos conectividade direta como Bahia e Alagoas”, ressaltou.

A secretária reforçou, também, que felizmente o Maranhão está indo no caminho contrário do que tem acontecido em diversos outros estados. “As companhias estão cancelando voos e, em alguns casos, até fechando bases, motivados pela crise econômica e alta do dólar. A partir das medidas já adotadas, como redução da alíquota do querose, começamos a ter êxito, retomando voos perdidos e garantindo novos”, reforçou a secretária de Estado.

+GovernoMA 

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger