Projeto para desenvolver cultivo do abacaxi

O secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares, se reuniu na manhã desta quarta-feira, 16, com o vice governador do Estado, Carlos Brandão e com o diretor de Recursos Fundiários do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão – Iterma, Francisco Freitas, para tratar do desenvolvimento da cultura de abacaxi no Maranhão.

Durante o encontro foram discutidas estratégias para a formação de um consórcio para desenvolver o cultivo de abacaxi no Estado, atividade que já encontra melhores níveis de produção em apenas dois municípios, São Domingos e Turiaçu.
Carlos Brandão
O desenvolvimento da cultura de abacaxi foi debatido durante encontro com o secretário Adelmo e o vice governador, Carlos Brandão. Foto: Tanya Abreu
“Precisamos nos unir. Unir o Governo do Estado, as prefeituras, os parceiros e os bancos. Nossa ideia com esse consórcio, é que a produção de abacaxi, cultura de grande potencial econômico seja desenvolvida no Maranhão. Além do cultivo, também desenvolver práticas de beneficiamento, que agrega valor ao produto e gera maior renda para as famílias”, contou o secretário de Agricultura Familiar, Adelmo Soares.

Foi acertado entre os presentes uma visita em caravana ao estado do Tocantins, que atualmente figura como 7º produtor de abacaxi no País, mas cujos níveis de desenvolvimento na área estão em larga expansão.

Noventa pessoas, entre prefeitos, secretários municipais e agricultores familiares estarão entre o grupo que fará visitas técnicas, de campo, às áreas de cultivo, agroindústria e projetos de irrigação no Tocantins.

“Nossa visita terá como meta adquirir conhecimento. Já contamos com a expertise de Turiaçu, conhecido nacionalmente por sua produção e qualidade, mas precisamos trocar experiências e ter base para fazermos um projeto sólido. Só com um projeto poderemos conseguir recursos junto às instituições financeiras”, ressaltou o secretário.

O vice governador do Estado, Carlos Brandão, apontou a necessidade da SAF ser o fio condutor do projeto. “O Governo do Estado vai entrar com 100 hectares para cada município, disponibilizando a terra para plantio. Ninguém melhor que o secretário Adelmo e sua equipe da Agricultura Familiar para tocar esse projeto junto aos municípios. E aos municípios eu peço que se empenhem, que apoiem os técnicos que já estão se encaminhando para as famílias (em referência ao Plano Mais IDH) e que apoiem seus agricultores”, disse Brandão.

O grupo, que ao todo contará com 18 municípios, se reunirá novamente nos primeiros dias de outubro, quando será acertada a data para viagem.

Participaram da reunião prefeitos e secretários de Agricultura de municípios do estado que já produzem ou são produtores em potencial de abacaxi: Capinzal do Norte, São José dos Brasílios, Presidente Dutra, Senador Alexandre Costa, São Domingos, Santa Filomena, Alto Alegre, Fortuna, Governador Eugênio Barros, Turiaçu e Codó.

+GovernoMA 

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger