Sagrima e parceiros discutem cadeias produtivas

Como parte das ações voltadas para o fortalecimento das 10 cadeias produtivas consideradas prioritárias pelo Sistema Estadual de Produção e Abastecimento (Sepab), o Governo do Estado, por meio do Sistema Estadual de Produção e Abastecimento, reuniu-se com representantes de instituições bancárias, e de ensino e pesquisa, nos dias 3 e 4 deste mês.
Reunião  do Sistema Estadual de Produção e Abastecimento com representantes de instituições bancárias e de ensino e pesquisa. Foto: Izabel Almeida
O objetivo foi celebrar parcerias que promovam capacitação e maior acesso ao crédito para os produtores maranhenses. As cadeias produtivas são compostas por feijão, arroz, mandioca, carne e couro, caprinos e ovinos, leite, grãos/suínos e frango, piscicultura, hortifruticultura e mel.

As parcerias voltadas para ensino buscam melhoria no manejo zootécnico e de insumos e a difusão de novas tecnologias que melhorem a produtividade agrícola e pecuária, além da formação de profissionais que possam atuar no beneficiamento e processamento dos produtos agropecuários.

Entre as instituições participantes da discussão, o Sistema Faema/Senar, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto de Terras do Maranhão (Iterma) e as instituições de ensino superior públicas, estaduais e federais, atuantes no Maranhão.

Na reunião com os bancos, as Secretarias de Estado de Agricultura e Pecuária, Indústria e Comércio, Pesca e Aquicultura, Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, todas componentes do Sepab, abordaram com as instituições financeiras temas como gestão e parcerias que facilitem o acesso dos produtores a financiamentos, permitindo maior poder de compra de maquinário, insumos e equipamentos para aumento da produção.

“Fortalecer as cadeias produtivas significa criar uma corrente de ações positivas que proporcionem difusão de conhecimento, acesso a crédito e geração de emprego e renda. Por isso, é fundamental dialogar com as instituições e com a sociedade”, afirmou o secretário de Agricultura e Pecuária, Márcio Honaiser.

Izabel Almeida

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger