São Luís ainda mais hospitaleira

O curso de recepcionista de eventos do projeto Profissionalização da Hospitalidade, ofertado pela Prefeitura de São Luís em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (Ufma), impulsiona os novos projetos dos participantes, contribui para qualificação profissional e para a inserção no mercado de trabalho.

"Esta é uma porta que se abre pra mim, que como muitos brasileiros estou à procura de emprego e o curso vai agregar mais conhecimento", afirmou Yoná Dias, aluna da capacitação. A aula inaugural aconteceu neste sábado (26) na Associação Nosso Lar, no Bairro de Fátima, onde funcionará o curso.
Aula inaugural do novo curso. Foto: Marcone Pinheiro
O projeto Profissionalização da Hospitalidade é do Departamento de Turismo e Hotelaria da Ufma, cuja parceria envolve as secretarias municipais da Criança e Assistência Social (Semcas) e do Turismo (Setur). Serão disponibilizados os cursos de camareira, recepcionista de eventos e atendente de bares e restaurantes para o público atendido pelo Cras do Bairro de Fátima e Rede Conveniada da Semcas.

A secretária municipal da Criança e Assistência Social, Andreia Lauande, explica que esta é a terceira turma do projeto, que já passou pelas áreas da Forquilha e Cidade Operária e, agora, vai beneficiar a comunidade do Bairro de Fátima.

"Esta é mais uma oportunidade de ofertar cursos de qualificação profissional e com a chancela de uma instituição de renome como a Ufma. A parceria nos permite promover possibilidade de inserção deste público no mercado de trabalho", avaliou a titular da Semcas, Andreia Lauande.

Curso

São 30 vagas para cada curso, que tem três meses de duração. As aulas iniciarão no dia 14 de outubro, para pessoas a partir de 18 anos, na Associação Nosso Lar, sempre aos sábados das 8h às 12h. Acadêmicos do curso de Hotelaria são os monitores, com a supervisão de professores da Universidade Federal do Maranhão. As inscrições devem ser feitas no Cras do Bairro de Fátima.

"O projeto é enriquecedor por que nos agrega novas experiências e fomenta o turismo do nosso Estado. É bom para os acadêmicos, para a comunidade e para a universidade também", revela Carlos Magno, do 6º período do curso de Hotelaria da Ufma e monitor no Projeto.

Para Lisiane Soares, 23 anos, o curso é uma grande oportunidade de inserção no mercado de trabalho. "Apesar da crise, não podemos desistir. Eu quero me destacar no estágio e conseguir um trabalho", afirma. Ela está inscrita no curso preparatório para recepcionista de eventos.

Em 2014, o projeto qualificou 42 pessoas, com inserção de pelo menos doze no mercado de trabalho. O aproveitamento dos alunos que ingressam nos cursos é facilitado pela rede de hotelaria parceira da Ufma, com articulação do serviço de Inclusão Produtiva da Semcas.

Agência São Luís

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger