Trabalho social alcança 5 mil famílias

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), lançou o Trabalho Técnico Social do Residencial Ribeira, conjunto construído pelo Programa Minha Casa Minha Vida, em evento realizado neste sábado (12) com a presença maciça dos moradores do empreendimento.
Programa beneficia Residencial Ribeira. Foto: Agência São Luís
O Trabalho Social lançado consiste em um conjunto de ações de caráter informativo e educativo, que promove o exercício da participação cidadã, favorece a organização da população, a gestão comunitária dos espaços comuns e geração de renda. Entre os projetos de destaques a serem executados encontra-se o curso pré-vestibular focado na preparação de adolescentes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será ofertado gratuitamente, incluindo o material didático.

Atividades

As ações desenvolvidas visam qualificação de mão de obra e geração de renda, além de focar todas as faixas etárias serão ofertadas simultaneamente. Cursos de informática, corte e costura, artesanato em sandália, pintura em tecido, reciclagem, empreendedorismo, cuidados com crianças e idosos compõem parte oferta de mais de duzentas atividades à disposição do público alvo.

Para crianças, estão previstas aulas de música, português, inglês, matemática e oficinas de leitura, de artes, de brincadeiras tradicionais e de roda, de confecção de pipas, entre outras atividades focadas em propiciar um ambiente de aproximação e interesse pelo estudo.

Segundo a superintendente de Habitação, Gabriela Melo, o protagonismo do curso preparatório para o Enem, assenta-se em critérios técnicos. "Decidimos pelo curso a partir da análise dos questionários socioeconômicos, onde constamos um número elevado de jovens que estão concluindo o ensino médio ou já concluíram, como também pessoas que já terminaram os estudos há algum tempo, mas anseiam adentrar ao ensino superior. A proposta do preparatório é agregar conhecimento e dá maior oportunidade do ingresso a universidade".

Para o secretário Municipal de Urbanismo e Habitação, Diogo Lima, o início deste grande projeto social demonstra o empenho da gestão do prefeito Edivaldo em propiciar o desenvolvimento social da cidade de São Luís. "Esse desenvolvimento inclui maior projeto de moradia popular da história do país, oportunidades efetivas de transformação da vida dos beneficiários, a partir de cursos que possibilitem um incremento da renda familiar e de oficinas que incluem as crianças em ricas experiências pedagógicas", afirmou.

Após o lançamento realizado no último sábado (12), no Residencial Ribeira, há a expectativa do início das atividades no Residencial Piancó, a partir do mês de outubro. Todos os residenciais do Programa "Minha Casa, Minha Vida" serão beneficiados pelas atividades do projeto.

Carolina Nahuz

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger