Governo, prefeituras e setores sociais debatem abacaxi

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), prefeituras municipais e vários setores da sociedade estão incrementando a cadeia produtiva do abacaxi no Maranhão. Prefeitos de Fortuna, São Domingos, Tuntum e Buriticupu, e representantes de instituições como Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento discutiram o assunto, na terça-feira (6), com o vice-governador, Carlos Brandão, e o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares.

A reunião foi aberta com a apresentação do projeto de desenvolvimento do abacaxi no Maranhão. Cerca de 20 municípios estarão envolvidos no chamado Fórum do Abacaxi. As referências são as experiências desenvolvidas nos municípios de São Domingos do Maranhão e Turiaçu que apresentam excelentes resultadas.

Os municípios foram instruídos sobre os critérios de participação no fórum, como possuir um conselho municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, participar do Cadastro Ambiental Rural, do Garantia Safra, do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Segundo os dados apresentados pelo coordenador de Departamentos da SAF, Osvaldo de Albuquerque, o plano preliminar prevê 2 mil hectares para 6 mil agricultores, somando 24 mil pessoas beneficiadas por meio das famílias produtoras nos 20 municípios.

O vice-governador Carlos Brandão falou da necessidade de um arranjo produtivo de longo tempo. “Não há nada que dê melhor e mais rápido retorno que um projeto de Agricultura Familiar”, ressaltou o vice-governador, Carlos Brandão, que representava o governador Flávio Dino.

Segundo o prefeito de São Domingos, Clovis Tratorzão, mais de 200 famílias trabalham na cultura do abacaxi no município. “Estamos muito felizes em participar dessa iniciativa para tratarmos da cultura do abacaxi. Somos os maiores produtores no Maranhão, nossa economia base é essa. Dessa forma, é muito bom saber que o Governo do Estado está empenhado em desenvolver essa produção”.

O secretário de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, chamou atenção para a necessidade de viabilizar recursos para o projeto. “Vamos abrir uma chamada pública para o abacaxi. Não é um projeto barato, mas, sem dúvidas, trará enormes benefícios para nosso Estado”, disse.
Carlos Brandão presidiu reunião sobre cadeia produtiva do abacaxi. Foto: AgA
+GovernoMA 

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger