Guerreiros indígenas fazem demonstração de jogos

Todos finais de tarde e início de noite, na Arena dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, o público pode acompanhar as competições esportivas características desses povos (corrida de 100m, corrida de tora, arremesso de lança e arco e flecha) e ainda demonstrações de jogos nativos, que em alguns casos são praticados por uma determinada etnia apenas.
Jogos Característicos das etnias. Foto: Jogos Indígenas
Um exemplo é o futebol de cabeça, ou Xikunahity (pronuncia-se Zikunariti) como é chamado na língua nativa do povo Paresi (Mato Grosso). É disputado por duas equipes que podem possuir oito, dez ou mais atletas, e um capitão. É realizada em campo de terra batida, para que a bola ganhe impulso. Mas em consideração ao público presente, os guerreiros Paresi fizeram uma demonstração nesta segunda, 26, na areia mesmo e até convidaram indígenas de etnias estrangeiras para disputar alguns lances. O público, claro, foi ao delírio ao ver a rapidez dos Paresi ao conduzir a bola que é feita de látex de mangabeira. Diferente do futebol, no Xikunahity não existe gol e a modalidade é jogada apenas com a cabeça. As equipes pontuam quando os adversários não conseguem devolver a bola para o campo do adversário.

O bom do esporte praticado pelos indígenas é que a idade não quer dizer nada. Disputando o arco e flecha com jovens de várias etnias brasileiras e estrangeiras, o guerreiro Gavião (PA), Pyrkrê Jimokrê Hirarê, de 72 anos, acertou o alvo nas três tentativas que teve direito, deixando pra traz muitos jovens guerreiros. O segredo? Para ele é simples “mirar, ser paciente e atirar no alvo.” Bastante aplaudido pelo público, ele permaneceu na arena observando os adversários e depois concedeu entrevistas aos jornalistas curiosos em saber sua técnica.

Ao final das apresentações a etnia Gavião abençoou o público com canto e oração, iniciando o ritual em volta da pira, percorrendo os quatros cantos da arena.

Quem quiser conferir essas modalidades é só dar um pulinho na Vila dos Jogos. As competições e demonstrações começam sempre a partir das 16 horas. Vale lembrar, que os JMPI segue até sábado, 31.

Vania Machado

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger