Lançamento do Programa Cidades Sustentáveis

O Programa Cidades Sustentáveis, uma iniciativa da Rede Brasileira de Cidades, foi adaptado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), conforme as diretrizes do desenvolvimento sustentável aprovados pela Organização das Nações Unidas (ONU), apesar de existir há cinco anos. São Luís será a primeira cidade brasileira a receber a apresentação do programa que visa contribuir para o aperfeiçoamento da gestão pública, com transparência, e o controle social, utilizando uma agenda completa de sustentabilidade urbana e compartilhando práticas exemplares nacionais e internacionais como referências a serem perseguidas pelos municípios.
Clique na imagem e siga para a página do ICE-ME
Segundo Socorro Costa, analista de projetos do Icema e articuladora do movimento Nossa São Luís, as cidades hoje apresentam desafios comuns no campo da sustentabilidade por concentrarem os maiores contingentes populacionais. Para ela, “a articulação em rede permite que haja o compartilhamento de experiências similares quanto aos temas da sustentabilidade urbana como: resíduos sólidos, mobilidade urbana, mudanças climáticas e outros. E para um programa, como o Nossa São Luís, é fundamental estar em rede, uma vez que depende de múltiplos atores para o enfrentamento destas causas comuns, seja em nível local, nacional, ou global”, explica. O Nossa São Luís faz parte da Rede desde 2008. Por meio de sua atuação local, a Prefeitura de São Luís é signatária do Programa Cidades Sustentáveis desde 2012. O Nossa São Luís faz parte da Rede, organização idealizadora do Programa, desde 2008.

A cerimônia de apresentação do Programa acontecerá no auditório da Associação Comercial do Maranhão, às 19h, no dia 29 de outubro, e é aberto ao público. O evento de lançamento são as boas-vindas do 8º Encontro da Rede Social Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis, que acontece de 29 a 31 de outubro. O encontro da rede acontece uma vez por ano e reúne movimentos do Brasil inteiro para troca de experiências e debate sobre os avanços, conquistas e desafios para cidades sustentáveis.

Somente às organizações que fazem parte da Rede, no caso da cidade de São Luís, o movimento Nossa São Luís, possui vaga no evento dos três dias. Os demais interessados, como poder público, empresas, organizações locais e sociedade em geral, que queiram conhecer mais sobre o Programa Cidades Sustentáveis, poderão participar da solenidade de abertura do Encontro, que traz para o público uma ampla apresentação do projeto com mais detalhes.

Rede de Cidades

A Rede Social Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis foi lançada em 08 de julho de 2008 por um conjunto de organizações e movimentos da sociedade civil brasileira. Sua missão é comprometer os cidadãos e os governos com comportamentos éticos e com o desenvolvimento urbano justo e sustentável.

Maria Regina Telles

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger