Montes Altos pode decretar calamidade pública

Os produtores rurais enfrentam uma das piores estiagens dos últimos anos em Montes Altos – a 63 km de Imperatriz. A crise hídrica pode colocar o município em situação de calamidade pública. A proposta é defendida pelo vereador Raimundo Lima de Moraes (DEM), o Raimundo da Firmeza.

Ele observa que o problema se arrasta desde a época da divisão territorial da reserva indígena Krikati, que concentra a maior área de riachos e córregos do município, ao contrário dos pequenos produtores rurais que foram remanejados para outras localidades que não dispõem de recursos naturais.

“Esses pequenos açudes estão quase todos secos devido ao intenso período de estiagem e outros estão em péssima qualidade para os animais”, relata ele, que clama urgentemente por investimentos na perfuração de poços artesianos como alternativa para “salvar os pequenos produtores rurais” em Montes Altos.

Raimundo da Firmeza, que também é produtor rural, detalha o drama dos agricultores que amargam prejuízos na lavoura e na pecuária coma escassez de água e alimentos para os animais neste período de estiagem, sendo necessária a ajuda dos governos estadual e municipal. “Os criadores não sabem mais a quem recorrer; a situação é de calamidade pública”, garante.

Produção – Ele sustenta que a crise da falta de água compromete a qualidade da produção agrícola, cita como exemplo, a drástica redução na produção de leite em Montes Altos. Sem alimento, o rebanho fica fraco e não produz leite suficiente. “Temos animais morrendo, assim como fazendas que produziam bastante leite registram uma queda de 70%”, concluiu.

Gil Carvalho

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger