Radioterapia é destacada por Marco Aurélio

O deputado Marco Aurélio destacou as ações que o Governo do Maranhão vem implementando na área da saúde para a Região Tocantina. Em discurso na sessão desta quarta-feira (7), na Assembleia Legislativa, o parlamentar elogiou os serviços de radioterapia voltados para o sistema de tratamento de câncer na cidade de Imperatriz, problema antigo da população maranhense que vive na região.

Marco Aurélio explicou que a radioterapia sempre foi a principal deficiência no tratamento oncológico no sul do Estado. Segundo ele, quando um paciente precisava desse tipo de tratamento, a única solução era buscar apoio junto ao Ministério Público ou à Defensoria Pública, para que, com uma ação, houvesse bloqueio de verbas públicas e, então, o tratamento.

“No dia 28 de janeiro, quando o governador Flávio Dino esteve em Imperatriz depois de empossado no cargo, pela primeira vez, já lançou a implantação do Sistema de Radioterapia por meio do convênio da Secretaria Estadual de Saúde, atendendo inicialmente 80 pessoas por mês e que atualmente já atende 200”, destacou.

O deputado informou que, antes, a população da Região Tocantina tinha que recorrer a Araguaína, São Luís, Teresina e outros lugares. Ele enfatizou que hoje o tratamento em Imperatriz é referência, tanto que pacientes de Araguaína e outros municípios do Tocantins estão indo se tratar no Maranhão.

“Hoje o Maranhão acaba sendo um acolhedor de todo esse tratamento oncológico de radioterapia. Esses procedimentos foram ampliados e têm atendido bem. Foi até uma pauta positiva nesta semana em matéria nacional, colocando que esta fila que há em tantos lugares, ali na Região Tocantina se consegue atender a esta demanda, inclusive, com pacientes de fora”, ressaltou Marco Aurélio.

O deputado parabenizou o Governo do Estado pela iniciativa de colocar em ação, em Imperatriz, um centro de referência em tratamento de câncer, e destacou que hoje os pacientes da Região Tocantina se “tratam em casa com dignidade, garantindo ainda mais possibilidades de recuperação, porque estão acolhidos pelo seio, pelo conforto e pela palavra amiga da própria família”.

+GovernoMA 

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger