Marco Aurélio propõe bonificação para ingresso na UFMA

A implantação do sistema de bonificação às notas de alunos maranhenses que realizarem o ENEM é uma proposição apresentada pelo deputado estadual Professor Marco Aurélio (PCdoB) desde o início de seu mandato (reveja aqui). O assunto foi tema de algumas reuniões entre o parlamentar, o reitor Nathalino Salgado, a reitora eleita Nair Portela, e membros da equipe jurídica da universidade. A ideia foi muito bem recebida pela cúpula da universidade, que prometeu estudar sua viabilidade.
Nair Portela
Nair Portela, reitora eleita e Marco Aurélio. Foto: Gregory Pollon
O objetivo da proposição é facilitar o acesso dos estudantes maranhenses à universidade, bem como reter a mão de obra qualificada dos profissionais formados na Universidade Federal do Maranhão, no estado do Maranhão. Marco Aurélio destacou que desde que o ENEM passou a ser porta de entrada para a Universidade Federal, em 2009, nota-se uma queda na inserção de maranhenses nos principais cursos da universidade federal do Maranhão.

No Maranhão, onde apenas quatro municípios oferecem o curso de Medicina, é cada vez mais difícil encontrar alunos naturais no estado. Em Imperatriz, segunda maior cidade do estado, apenas 10% dos alunos que cursam Medicina são maranhenses. Realidade que levou o deputado estadual Marco Aurélio (PCdoB) a propor uma alternativa para melhorar o acesso dos maranhenses aos principais cursos das universidades públicas do estado.

“Em Imperatriz, por exemplo, na primeira turma de medicina da UFMA, apenas 10% dos alunos são da Região Tocantina. Sem contar que muitos alunos acabam abandonando o curso, depois de passar em outros vestibulares na sua região de origem. Outro ponto negativo para o estado é a evasão dessa mão de obra qualificada, uma vez que após a formatura, grande parte desses profissionais acaba retornando para suas cidades ou estados.” Alertou o parlamentar.

Na última quarta-feira(04), o deputado esteve novamente reunido com a reitora eleita Nair Portela e com membros da equipe jurídica da universidade para tratar do assunto. A professora Nair será empossada reitora da Universidade Federal do Maranhão na próxima terça-feira (10) e se comprometeu a seguir a busca pela implantação da bonificação. “Esta é sem dúvida uma ideia que ajudará no desenvolvimento regional, estamos buscando o embasamento jurídico para que não sejam abertas brechas para contestações judiciais.” Afirmou a reitora Nair Portela.

Marco Aurélio toma como base as experiências bem sucedidas da UFPA e UFPE. “A exemplo do que acontece em algumas universidades federais, como a Universidade Federal do Pará e a Universidade Federal de Pernambuco, seja adotado o sistema de bonificação para alunos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas. Pelo sistema, estes alunos teriam uma bonificação de 10% em sua nota final do Enem, aumentando a probabilidade de ingresso. Estou confiante que dará certo essa conquista para os Maranhenses.“

Gregory Pollon

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger