Prevenção do câncer de mama

Como parte da Campanha Outubro Rosa, que este ano tem como tema 'Câncer de Mama: Vamos falar sobre isso?', a Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional da Assembleia, em parceria com o Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), realizou, na manhã desta segunda-feira (17), palestras para as servidoras da Casa, com o objetivo de fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce, além de desmitificar conceitos em relação à doença.
Servidoras da Assembleia, hoje de manhã, em palestra sobre câncer de mama. Foto: Agência Assembleia
Servidoras da Assembleia, hoje de manhã, em palestra sobre câncer de mama. Foto: Agência Assembleia
Na abertura, a presidente do grupo, dra. Cleide Coutinho, deu as boas-vindas às funcionárias e falou sobre a importância do tema que, segundo ela, embora pareça redundante é preciso ser discutido, porque a prevenção é o único fator de cura real.

"É uma preocupação nossa, mas também é um direito das mulheres, funcionárias da Casa, de serem informadas sobre a prevenção, que é predominantemente essencial para a cura do câncer de mama. Pensando nisso foi que trouxemos as palestrantes da Secretaria da Mulher", explicou dra. Cleide.

Em seguida, a diretora médica Quitéria Farias, do setor de saúde da Casa, agradeceu o apoio do Gedema e, também, chamou a atenção para um estudo feito pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), onde mais de 60 % de mulheres que fizeram o exame foram diagnosticadas. "Esse é um dado preocupante e que só deixa ainda mais claro como o autoexame é importante. Toda mulher precisa se conhecer e se cuidar", enfatizou.

Quitéria acrescentou, ainda, que o setor de Saúde da Casa estará sempre à disposição das servidoras, em especial, neste mês de outubro, com orientações profissionais, oncologistas disponíveis para consultas, realização de exames clínicos e agendamento de mamografia, caso necessário.

Palestras

Antes de dar início às palestras, os alunos do curso de violino do Programa Sol Nascente fizeram uma emocionante apresentação musical.

Depois, a primeira palestrante, a assistente social Márcia Rodrigues (chefe do Departamento de Articulação Institucional e Temáticas da Secretaria da Mulher), fez uma ampla explanação sobre a importância da prevenção.

Márcia também explicou que a secretaria tem um papel fundamental na prevenção do câncer de mama. “Através da carreta da mulher fazemos abordagens direta, não só em São Luís, mas também pelo interior do estado, com consultas e exames, além do trabalho educativo, como esse de agora. Já fizemos 6 mil até agora. No caso do diagnóstico positivo, fazemos um link com a rede de suporte que vai monitorar essa mulher durante todo o tratamento”,

A outra palestrante, Emanuelle Brasileiro, também da Secretaria da Mulher, detalhou os principais sintomas do câncer de mama, mostrou como é feita a detecção precoce e, ressaltou a importância de se conhecer e se cuidar, finalizando com a frase: “Cuidar da Saúde é um gesto valioso. Previna-se! ”.

Jéssica Barros, Agência Assembleia

#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger