Viva, agora também aos domingos

O Governo do Estado inaugurou, nesta segunda-feira (17), mais uma mega do Viva em São Luís, que funcionará no Shopping da Ilha. Com esta, são 14 novas unidades no Maranhão, agora com um diferencial: oferecerá serviços todos dias da semana até às 22h, à exceção de sextas-feiras. Aos domingos, o atendimento será das 13h às 19h, com mais conforto e segurança aos cidadãos. A mega unidade está localizada no Shopping da Ilha, na Avenida Daniel de La Touche, Cohama.

Durante a cerimônia de inauguração, ladeado do secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves e do diretor-geral do Viva e presidente do Procon/MA, Duarte Júnior, o governador Flávio Dino destacou a ampliação da rede de atendimento do Viva para todas as regiões do Maranhão é uma meta da gestão, para garantir que todos os maranhenses tenham assegurados o direto a emissão de documentação e acesso a outros serviços.
O atendimento já começou no Shopping da Ilha. Foto: Karlos Gerômy
O atendimento já começou no Shopping da Ilha. Foto: Karlos Gerômy
“Destaco o reconhecimento a esse direto de enorme importância, que é o direito de acesso a outros diretos, os civis e sociais. Ressalto que isso se dá em todo o estado e que estamos economizando recursos. Essa unidade aqui do shopping tem o triplo de estrutura de atendimento da unidade antiga, gastando menos. De modo que estamos levando mais serviços aos cidadãos, com economia de recursos e isso significa gastos eficientes. E nós vamos continuar essa política de expansão”, pontuou o governador, lembrando que há outras unidades já programadas em São Luís e no interior do estado.

O secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, frisou que os serviços ofertados por meio do Viva são fundamentais para garantir a acesso ao direito do cidadão. “O Viva hoje no Maranhão é um dos principais instrumentos de garantia dos direitos civis básicos fundamentais, que é o acesso dos cidadãos a sua documentação como carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho entre outros documentos. Esses documentos possibilitam que os cidadãos possam exercer sua cidadania plenamente”, pontuou.

Capacidade

A unidade pode realizar 4 mil atendimentos diários, oferece 20 postos de serviços e 61 guichês. Com o funcionamento aos fins de semana, num ponto central da cidade, possibilita que pessoas que não podem utilizar os serviços do órgão nos dias úteis, possam resolver problemas e emitir documentos sem prejuízos. “É uma inovação os serviços no sábado e no domingo, e mesmo em termos nacionais, é raríssimo. Foi uma ideia do presidente Duarte Junior, que nós apoiamos plenamente, propiciando que trabalhadores e trabalhadoras possam também ter o atendimento no momento do final de semana”, explicou Flávio Dino.

“Estamos fazendo valer o compromisso de gerar ações e políticas públicas concretas para fazer valer os direitos daqueles que mais precisam e hoje estamos conseguindo concluir uma etapa de garantir serviço públicos com comodidade, conforto, segurança a todas as regiões do estado”, explicou o Duarte Junior, que complementou: “Nos últimos oito meses foi possível inaugurar 14 novas unidades, reestruturar e reformar oito unidades já existentes, faltando apenas a unidade de Caxias que até novembro será reformada. E isto mostra o perfil e preocupação do governo Flavio Dino com os diretos daqueles que mais precisam”.

A mãe da pequena Ana Lídia, Igerlânia Dantas, 34 anos, foi na inauguração do Viva para tirar os documentos da pequena, e aprovou a nova estrutura. “O atendimento foi rápido, o ambiente é amplo, confortável. São verdadeiros os elogios de que Viva funciona bem no Maranhão”, opinou Lídia.

O novo espaço no Shopping São Luís é resultado da parceria com o Grupo Sá Cavalcante. Dentre os serviços estão emissão da 1ª e 2ª vias do RG, inscrição e consulta no CPF, emissão de antecedentes criminais, emissão de Carteira de Trabalho, seguro desemprego, emissão e renovação da Carteira de Habilitação, orientação ao consumidor e registro de denúncias, atendimento à empreendedores para abertura de empresas e outros processos, serviços da Secretaria Municipal de Fazenda, serviços online como emissão de boletim de ocorrência, emissão de faturas e boletos, consultas (NIT, PIS/Pasep, Bolsa Família), inscrições em concursos e outros.

A unidade fica localizada no piso L4, próxima às Lojas Americanas e Casas Bahia. O horário de funcionamento será de segunda a quinta-feira, das 10h às 22h, e aos sábados e domingos, das 13h às 19h. Outras informações no site: www.viva.ma.gov.br.

Mariana Salgado, Agência de Notícias Maranhão

A Festa no Shopping da Ilha na lente de Karlos Gerômy







#...#

Disqus Comments


© 2017 Aldeia Global TV - Template Created by goomsite - Proudly powered by Blogger